Estudo descritivo da interação verbal professora-aluno em uma classe de alfabetização em diferentes momentos do ano letivo
Palavras-chave:
Educação primária, Interação Professora-Aluno, Crianças de baixa rendaResumo
A presente investigação tem por objetivo descrever as características da interação verbal professora-aluno, em uma classe de primeira série, com crianças de famílias de baixa renda, em diferentes momentos do ano letivo.
Foram sujeitos 32 alunos, com idades entre sete e dez anos, e a professora de uma classe de primeira série, em escola de periferia.
Durante as sessões de observações, os comportamentos verbais da professora e dos alunos, assim como os comentários da observadora, foram gravados simultaneamente em dois canais de um gravador estereofônico.
O procedimento de análise envolveu, em primeiro lugar, a divisão do comportamento verbal da professora e do aluno em unidades verbais. Estas unidades foram a seguir categorizadas quanto ao conteúdo. As categorias de conteúdo da professora foram agrupadas segundo sua orientação básica para a atividade acadêmica, controle de comportamento, orientação, simples contato ou ainda temas de caráter geral ou interpessoal, não relacionados diretamente ao trabalho escolar. As categorias de conteúdo dos alunos foram agrupadas segundo sua orientação para o trabalho escolar, temas diversos e contato. O tratamento dos dados inclui o cálculo da taxa de verbalizações, episódios de comunicação iniciados pela professora e pelo aluno, proporção de ocorrência de diferentes conteúdos, associação entre o antecedente e consequente de um evento verbal, associação entre o conteúdo de uma unidade verbal e o evento antecedente, associação entre o conteúdo de uma unidade verbal e o evento consequente e associação entre conteúdos de duas unidades verbais temporalmente contíguas. [...]
Palavras-chaves: Educação primária; Interação Professora-Aluno; Crianças de baixa renda.
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