Concepções de mundo veiculadas no ensino de história do curso ginasial em Minas: 1954 - 1964
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-968Palavras-chave:
Ensino de história, Concepções de mundo, ConservadorismoResumo
Este artigo busca discutir as concepções de mundo veiculadas no ensino de História no estado de Minas Gerais no período de 1954-1964, no antigo urso Ginasial, hoje, 5ª a 8ª séries do 1° grau.
Procura mostrar também as suas relações e influências no ensino de História do referido Estado em épocas posteriores, inclusive nos dias de hoje. Pesquisa recente revelou que aquelas concepções de mundo caracterizam-se por serem tradicionais, conservadoras e liberais-burguesas, o que aqui se pretendeu investigar.
Palavras-chave: Ensino de história; Concepções de mundo; Conservadorismo.
Abstract: This article has an aim of discussing the conception of the world in History teaching in the state of Minas Gerais from 1954 to 1964, at the old “Curso Ginasial” which is now “5ª, 6ª, 7ª and 8ª” of “1° grau”.
It also tries to show its relations and influences of History teaching in Minas Gerais afterwards up to nowadays. Recent researches reveled that those conceptions were characterized ad being traditional and conservative, and this was what we intended to discuss here.
Keywords: Teaching history; Worldviews; Conservatism.
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Referências
LIBÂNEO, José Canos. Democratização da escola pública: a pedagogia críticosocial dos conteúdos. São Paulo, Loyola, 1985, 149 p.
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