A educação secundária na América Latina como um direito democrático e universal

uma análise de documentos do banco mundial e do banco interamericano de desenvolvimento

Autores

  • Cesar Tello Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), da Universidad Nacional San Martin (UNSAM) e da Universidad Nacional de La Plata (UNLP).
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-p155a179

Palavras-chave:

Banco Mundial, BID, Políticas educacionais, Educação secundária

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma análise de documentos recentes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), relacionados à educação secundária na América Latina, bem como de alguns projetos financiados pelos referidos organismos. Constatou-se que tais documentos mantém uma continuidade discursiva em termos ideológicos em relação a documentos publicados na década de 1990. Como conclusão, são apresentados alguns cenários possíveis com relação às influências das recomendações e ideias do Banco Mundial e do BID na definição das políticas educacionais. Indica-se que um longo caminho ainda precisa ser percorrido para tornar a educação secundária como um direito democrático e universal, tendo em vista as precariedades e limitações do ensino fundamental e dos desafios que a universalização da educação secundária coloca para a gestão educacional dos países latino-americanos.

Palavras-chave: Banco Mundial; BID; Políticas educacionais; Educação secundária.

 

Abstract: This paper presents an analysis of current documents from the World Bank and Inter-American Development Bank (IDB) related to secondary education as well as an analysis of some projects financed by them. It shows that the referred documents keep a discursive continuity in ideological terms in relation to documents published in the 1990s. As a conclusion, some possible scenarios related to the influence of the recommendations and ideas of the World Bank and BID to the policy making process are presented. It indicates there is still a long path to becoming the secondary education as a democratic and universal right, due to the remained weaknesses and limitations of Primary Education and due to the challenges that the universalization of the secondary education poses to educational management of the Latin American countries.

Keywords: World Bank; Inter-American Development Bank (IDB); SecondaryEducation.

 

Data de registro: 22/01/2014

Data de aceite: 19/02/2014

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Biografia do Autor

Cesar Tello, Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), da Universidad Nacional San Martin (UNSAM) e da Universidad Nacional de La Plata (UNLP).

Professor da Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), da Universidad Nacional San Martin (UNSAM) e da Universidad Nacional de La Plata (UNLP). E-mail: cesargeronimotello@yahoo.com.ar

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Educação (Política Educacional) pelo Institute of Education - University of London. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. E-mail: jefferson.m@uol.com.br

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Publicado

2015-10-13

Como Citar

Tello, C., & Mainardes, J. (2015). A educação secundária na América Latina como um direito democrático e universal: uma análise de documentos do banco mundial e do banco interamericano de desenvolvimento. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 28(n. ESP), 155–179. https://doi.org/10.14393/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-p155a179

Edição

Seção

Dossiê: Educação Pública como Direito - Desafios às Políticas Governamentais na América Latina