Das críticas de Herbert Marcuse a Wilhelm Reich

Autores

  • Sara Quenzer Matthiesen Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-765

Palavras-chave:

Marcuse, Wilhelm Reich, Psicanálise em Reich

Resumo

Uma análise da crítica que Herbert Marcuse dirige a Wilhelm Reich, em Eros e civilização, aponta o abandono dos "vislumbres crítico sociológicos" e que levaram Reich a orientar a Psicanálise "no sentido da relação entre as estruturas social e instintiva", salientando o "grau em que a repressão sexual é imposta pelos interesses de dominação e exploração", em prol de um "primitivismo arrasador", sinônimo, talvez, de uma "racionalidade instintiva" no âmago do pensamento reichiano, cuja análise conceitual revelou significados coerentes com a proposta de trabalho muitas vezes distorcida de Reich e que permitem um diálogo com a "dimensão biológica" marcuseana.

Palavras-chave: Marcuse; Wilhelm Reich; Psicanálise em Reich.

 

Abstract: An analysis of the criticism that Herbert Marcuse adresses to Wilhelm Reich in Eros and civilization, points out the abandoning of the "critical-sociological glimmers" and that took Reich to orient the Psycoanalysis "in the sense of the relation between the social and the instintive structures", salienting the grade in which the sexual repression is imposed by the interests of domination and exploration, in behalf of a "crushing primitivism", similar maybe, of an "instintive rationality" in the heart of Reichian thinking, which conceptual analysis revealed meanings coherent with the proposal work-many times distorted -of Reich and that allow a dialogue with the Marcuse's "biological dimension".

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Biografia do Autor

Sara Quenzer Matthiesen, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro.

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Publicado

2008-09-04

Como Citar

MATTHIESEN, S. Q. Das críticas de Herbert Marcuse a Wilhelm Reich. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 57–76, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-765. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/765. Acesso em: 22 nov. 2024.