Apresentação - Dossiê: a história do ensino primário em Portugal. Variações temático-curriculares ou convergências do olhar?

Autores

  • Sandra Cristina Fagundes de Lima Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)
  • Justino Magalhães

Resumo

*Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora associada da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na graduação e na pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - PPGED/FACED/UFU. Coordena o GPHER - Grupo de Pesquisas em História do Ensino Rural.

**Doutor em História da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (1994). Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

A escolha da história da educação em Portugal como tema para compor este dossiê não foi aleatória, uma vez que a aproximação entre pesquisadores de Portugal e do Brasil vem se realizando e se mostrando profícua há algumas décadas. Dessa confluência intelectual tem-se engendrado a organização conjunta de eventos científicos, publicações de autores portugueses e brasileiros, intercâmbio de docentes na condição de professores convidados, composição de bancas de defesas de tese de doutoramento e outras iniciativas.

Essa diversa e já longa parceria luso-brasileira justifica-se, sobretudo, em função de afinidades existentes na trajetória de organização da educação escolar nos dois países e, por conseguinte, nos pressupostos teórico-metodológicos empregados pela historiografia da educação no Brasil e em Portugal. Nesse sentido, o constante fluxo de pesquisadores brasileiros, em particular daqueles oriundos do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/ UFU), às universidades portuguesas e as demais iniciativas de colaboração e cooperação acadêmica entre os dois países decorrem da constatação da existência de um passado que guarda aproximações no que diz respeito ao processo de organização dos respectivos sistemas nacionais de ensino, assim como da possibilidade de diálogo entre ambas as historiografias da educação que pretendem analisar e traduzir esses processos.

Para além dos aspectos comuns à realidade brasileira, esse dossiê apresenta-se como mais uma iniciativa de estreitamento dos laços que tem unido investigadores dos dois países. Além disso, revela em particular um momento específico da história de colaboração acadêmica entre o PPGED/UFU e as universidades de Portugal, marcado pela presença concomitante nesse País de cinco investigadores daquele Programa de PósGraduação. [...]

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Lima, S. C. F. de, & Magalhães, J. (2013). Apresentação - Dossiê: a história do ensino primário em Portugal. Variações temático-curriculares ou convergências do olhar?. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 27(n. ESP), 15–20. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23145

Edição

Seção

Dossiê Educação