BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.

São Paulo, Cortez, 1997

Autores

  • Gil Meyer École d'Études Sociales et Pedagogiques (Lausanne, Suiça)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-809

Palavras-chave:

Educação, Jean Piaget, Percursos piagtianos

Resumo

Seria difícil escapar, no ano de 1996, às comemorações do aniversário de Jean Piaget. Inúmeras conferências no mundo inteiro, homenagens em Genebra, entre a inauguração de um busto, a edição de um CD-ROM, e a ocorrência simultânea de dois congressos internacionais, dos quais um visava colocar em perspectiva as abordagens de Piaget e Vygotsky.

Todavia, salienta Bronckart, seu atual sucessor à frente da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação de Genebra, a celebridade atestada pelas comemorações do sábio genebrino não garante na mesma medida a continuidade científica, o “núcleo duro” de sua teoria. Certamente, constata Bronckart, Piaget permanece um dos autores mais reivindicados pelos pedagogos e psicólogos da criança, mas, acrescenta ele, sua obra “não parece ter orientado de maneira decisiva o redimensionamento contemporâneo das ciências da vida, do homem e do conhecimento” (p.13). Quando muito, na postura altiva daquele que ocupa os lugares de herança acadêmica, Bronckart concede a existência de “alguns descendentes locais”.

Palavras-chave: Educação; Jean Piaget; Percursos piagtianos.

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Biografia do Autor

Gil Meyer, École d'Études Sociales et Pedagogiques (Lausanne, Suiça)

École d'Études Sociales et Pédagogiques, Lausanne - Suiça.

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Publicado

2015-10-06

Como Citar

MEYER, G. BANKS- LEITE, Luci (org) Percursos piagetianos.: São Paulo, Cortez, 1997. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 273–276, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-809. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809. Acesso em: 25 dez. 2024.