A formação política do professor: um olhar sobre a história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-53523

Palavras-chave:

Formação Docente, Formação Política, História, Educação

Resumo

Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade possibilitar uma compreensão do desenvolvimento dos processos de formação política dos professores no âmago de um corpo social capitalista, objetivando fornecer as condições necessárias para repensar o contexto contemporâneo fundamentado na história. Partindo essencialmente da formação de professores, essa compreensão foi relacionada ao cenário político, econômico e social, uma vez que são as influências políticas reinantes no corpo social que sistematizam os processos formativos. A partir disso foram elaboradas observações a respeito dos referenciais teóricos que trabalham a temática; o exame dos contrassensos da formação política no corpo social capitalista; o professor enquanto intelectual orgânico; função política e social do professor no contexto da educação brasileira, assim como o delineamento dessa educação no contexto neoliberal e sua privatização. Tratou-se de uma Pesquisa Bibliográfica, de natureza Qualitativa. Este estudo permitiu compreender que é há a necessidade de discorrer sobre a formação de professores, uma vez que compreendemos que o contexto histórico da formação política do professor já necessitaria ser uma fase conquistada no momento em que objetivamos alcançar uma formação pedagógica de suma importância para todos os sujeitos.

Palavras-chave: Formação Docente; Formação Política; História; Educação

Teacher policy education: a look at history

Abstract: The purpose of this research is to enable an understanding of the development of teachers' political formation processes in the core of a capitalist social body, aiming to provide the necessary conditions to rethink the contemporary context grounded in history. Starting essentially from teacher education, this understanding was related to the political, economic and social scenario, since it is the reigning political influences in the social body that systematize the formative processes. From this, observations were elaborated about the theoretical references that work the theme; the examination of the countermeasures of political formation in the capitalist social body; the teacher as an organic intellectual; political and social function of the teacher in the context of Brazilian education, as well as the delineation of this education in the neoliberal context and its privatization. It was a Bibliographic Research, of a Qualitative nature. This study allowed us to understand that there is a need to talk about teacher education, since we understand that the historical context of political teacher education would already need to be a stage achieved when we aim to achieve a pedagogical training of paramount importance for all the subjects.

Key-words: Teacher Training; Political Formation; Story; Education

La formación política del profesor: una mirada a la historia

Résumé: La presente investigación tiene como objetivo permitir una comprensión del desarrollo de los procesos de formación política de los docentes en el núcleo de un cuerpo social capitalista, con el objetivo de proporcionar las condiciones necesarias para repensar el contexto contemporáneo basado en la historia. Fundamentalmente basado en la formación del profesorado, esta comprensión estuvo relacionada con el escenario político, económico y social, ya que son las influencias políticas que prevalecen en el cuerpo social las que sistematizan los procesos de formación. En base a eso, se hicieron observaciones sobre los marcos teóricos que funcionan con el tema; el examen de las contradicciones de la formación política en el cuerpo social capitalista; el profesor como intelectual orgánico; función política y social del docente en el contexto de la educación brasileña, así como el diseño de esa educación en el contexto neoliberal y su privatización. Fue una Investigación Bibliográfica, de carácter Cualitativo. Este estudio permitió comprender que existe la necesidad de hablar de formación docente, pues entendemos que el contexto histórico de la formación política docente ya tendría que ser una etapa alcanzada en la que pretendemos lograr una formación pedagógica de suma importancia para todos los actores. asignaturas.

Palabras clave: Formación Docente; Formación Política; Historia; Educación

 

Data de registro: 03/04/2020

Data de aceite: 20/10/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: evandroghedin@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5879015398476679. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2844-6122

Carlos César Macêdo Maciel, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Educação na Professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: carlosmacielufam@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4475656102366988. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6722-6712

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980.

AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 1961. p. 567.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Da educação fundamental ao fundamento da educação. 1980.

CUNHA, Luis Rodrigues. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 1975.

GIROUX, Henri; McLAREN, Peter. Formação do professor como uma esfera contra-pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. ln: MOREIRA, Antonio, SILVA, Tadeu. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o estado moderno. 8.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos, 1985.

LUDWIG, Antônio Carlos. Conservadorismo e progressismo na formação docente. 2000.

MARTINS, Maria Anita Viviani. O professor como agente político. São Paulo, Loyola, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo, Cortez Editora: Autores Associados, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SUÁREZ, Daniel. O princípio educativo da nova direita: Neoliberalismo, Ética e Escola Pública. In: Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Neoliberarismo em Educação. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995. Cap. 9, p. 253-270.

VAZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

GHEDIN, E.; CÉSAR MACÊDO MACIEL, C. A formação política do professor: um olhar sobre a história. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 75, p. 1175–1211, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-53523. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53523. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos