A duração em Henri Bergson
fundamento da educação com as diferenças
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63782Palavras-chave:
Duração, Henri Bergson, Educação, DiferençasResumo
Resumo: Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, seu potencial de liberdade e criação. Partindo dos referidos fundamentos filosóficos, o artigo defende que uma educação com as diferenças precisa repensar a noção de sujeito ideal, as práticas de ensino e avaliação baseadas em quantificações e classificações, as lógicas fragmentadas e impessoais de produção de conhecimento e, finalmente, a ideia de formação para a liberdade e a responsabilidade ética.
Palavras-chave: Duração; Henri Bergson; Educação; Diferenças.
The duration in Henri Bergson: foundation of education with the differences
Abstract: Taking the current paradigmatic changes as a context, the aim of this article is to reflect on the philosophical foundations of an education with the differences based on the concept of duration developed by Henri Bergson. The bergsonian theory of duration establishes a radical view of human differences, based on the following aspects: the living and pulsating dimension of the temporalities of the different subjects; the irreducibility of different human temporalities to mathematical signs; the totalization of temporality within the scope of memory; and, finally, its potential for freedom and creation. Based on these philosophical foundations, the article argues that education with the differences needs to rethink the notion of ideal subject, teaching and evaluation practices based on quantifications and classifications, fragmented and impersonal logics of knowledge production and, finally, the idea of formation for freedom and ethical responsibility.
Key-words: Duration; Henri Bergson; Education; Differences.
La duración en Henri Bergson: fundamento de la educación con las diferencias
Resumen: Tomando como contexto los cambios paradigmáticos actuales, el objetivo de este artículo es reflexionar sobre los fundamentos filosóficos de una educación con las diferencias basada en el concepto de duración desarrollado por Henri Bergson. La teoría bergsoniana de la duración establece una visión radical de las diferencias humanas, basada en los siguientes aspectos: la dimensión viva y pulsante de las temporalidades de los diferentes sujetos; la irreductibilidad de diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; la totalización de la temporalidad en el ámbito de la memoria; y, finalmente, su potencial de libertad y creación. Con base en estos fundamentos filosóficos, el artículo sostiene que la educación con las diferencias necesita repensar la noción de sujeto ideal, prácticas de enseñanza y evaluación basadas en cuantificaciones y clasificaciones, lógicas fragmentadas e impersonales de producción de conocimiento y, finalmente, la idea de formación para la libertad y la responsabilidad ética.
Palabras clave: Duración; Henri Bergson; Educación; Diferencias.
Data de registro: 27/10/2021
Data de aceite: 19/01/2022
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. A evolução criadora. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
BERGSON, Henri. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. São Paulo, Edipro, 2020.
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
CHAUI, Marilena. Apresentação. In: PRADO JÚNIOR, Bento. Presença e campo transcendental: consciência e negatividade na filosofia de Bergson. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1988. pp. 11-23.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MARQUES, Carlos Alberto. A imagem da alteridade na mídia. 2001. 248 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
MARQUES, Luciana Pacheco. A escola nas diferenças. Dialogia (UNINOVE. Impresso), n.15, São Paulo, 2012a, pp.41-48. https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3753
MARQUES, Luciana Pacheco. As diferenças no currículo do curso de Pedagogia da UFJF. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 9., COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO, 5., 2010, Porto/Portugal. Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro... Porto/Portugal: CIIE, 2010a, pp. 1-18.
MARQUES, Luciana Pacheco. As diferenças no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). In: FERREIRA, Amauri Carlos; DICKMAN, Adriana Gomes; DINIZ, Margareth (Orgs.) Repercussões das políticas de inclusão na formação docente. Jundiaí, Paco Editorial, 2020. pp. 111-130.
MARQUES, Luciana Pacheco. Cotidiano Escolar e diferenças. Educação em Foco, v.17, Juiz de Fora, 2012b, pp.101-117.
MARQUES, Luciana Pacheco. Diversidade, formação de professores e prática pedagógica. Educação em Foco, v. 13, n. 1, Juiz de Fora, 2008, pp. 175-184.
MARQUES, Luciana Pacheco. Os discursos gerados nas relações com as diferenças: desafio atual para a formação em educação. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, 2010b, v. 1. pp. 251-268.
MARQUES, Luciana Pacheco; MARQUES, Carlos Alberto. Do universal ao múltiplo: os caminhos da inclusão. In: LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa; SOUSA, Luciana Freire Ernesto Coelho Pereira. (Orgs.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro, DP & A, 2003. pp. 223-239.
MORATO PINTO, Débora; BORBA, Siomara; KOHAN, Walter. Atualidade de Bergson. In: LECERF, Eric; BORBA, Siomara; KOHAN, Walter. Imagens da imanência: escritos em memória de Henri Bergson. Belo Horizonte, Autêntica, 2007. pp. 7-25.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, 2003, pp. 5-15. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200002
VEIGA-NETO, Alfredo. De geometrias, currículos e diferenças. Educação & Sociedade, n. 79, 2002, pp. 163-186. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300009
VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte, Autêntica, 2011. pp. 105-118.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luka Carvalho Gusmão, Luciana Pacheco Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.