Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramente
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p703a724Palavras-chave:
Alteridade.Resumo
*Doutor em Filosofia pela Università Pontificia Salesiana. Professor na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru (UFPE - CAA).
Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramente
Resumo: A concepção de alteridade de Emmanuel Lévinas emergiu em situações de adesões e contrastes em relação aos discursos que se foram formando dentro do movimento fenomenológico. Hegel, Husserl e Heidegger são referências obras levinasianas, seja como seguidor, seja como modo de desconstruir concepções já consagradas pela filosofia. O pensamento de Lévinas se firma em contrastes com o pensamento ocidental, consigo mesmo e com outros pensadores da alteridade. Lévinas concebe a filosofia sem admitir variações ecléticas ou aplicações sistêmicas fundadas no Logos. A trilha adotada por ele é a do autrement que savoir (outro modo de saber), que chamamos aqui de via curta, ou seja, o itinerário que começa necessariamente na desconsÂtrução do fundamento metafísico e das proposições de natureza racional, empírica ou consequencial. Em Lévinas, o pensamento não tem fundamento e causalidade. O pensamento é relação direta, imediata, face a face, entre o Eu e o Outro. Este outro modo de saber não é senão a busca e revelação do sentido que se dá na relação direta. A ética ocupa, desse modo, a centralidade do saber e se traduz em responsabilidade absoluta.
Palavra-chave: Alteridade. Ética. Saber outramente.
Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramente
Astratto: La concezione dell'alterità di Emmanuel Lévinas emerse in situazioni e contrasti in rapporto ai discosi del movimento fenomenológico. Husserl e Heidegger sono più percepiti nei riferimenti delle prime opere di Lévinas. Hegel viene messo in discussione attraverso della comprensione della scienza ed altre posizioni filosofiche. Il pensiero di Lévinas se organiza in contrasto con il pensiero occidentale, con se stesso e con gli altri pensatori dell'alterità . Levinas concepisce la filosofia senza ammettere variazioni eclettiche basate sul Logos sistemico. Il sentiero adottato da lui è quello del Autrement que savoir, concepito qui come la via corta, cioè, il sentiero in cui inizia la decostruzione del fondamento metafisico e delle propozinoni di natura razionale, empirica ou consequenziale. Nel pensiero di Lévinas non c'è fondamento e causalità . Il pensiero è relazione immediata, senza mediazione, un faccia a faccia, tra l'Io e l'Altro. L'Altro modo di sapere non è che la ricerca della rivelazione del significato venuto nella relazine diretta, L'etica occupa così la centralità del sapere e si traduce in assoluta responsabilità .
Parole chiave: Alterità . Ética. Sapere altrimenti.
Data de registro: 07/05/2014
Data de aceite: 22/10/2014
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