A avaliação da universidade

uma análise das publicações no Brasil

Autores

  • Maria do Carmo Fernandes Martins

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-844

Palavras-chave:

Publicações, universidades brasileiras

Resumo

Resumo: Este texto faz um histórico das experiências e dos estudos de avaliação da universidade no Brasil, destacando seus objetivos. Além disso, relata as experiências de avaliação descritas na literatura brasileira que parecem ter definido os caminhos desse processo para, finalmente, propor um modelo de classificação das publicações brasileiras e analisá-lo. Através da análise desse modelo de classificação, busca identificar o modelo de avaliação da universidade, subjacente a estas publicações. Tem por objetivo principal organizar as publicações brasileiras acerca do tema, de modo a facilitar a compreensão sobre os processos de avaliação pelos quais passaram e passam essas instituições, e identificar o modelo de avaliação da universidade brasileira, visando o desenvolvimento de estudos futuros acerca do assunto.


Abstract: This text makes a historical of the experiences and studies of evaluation of the university in Brazil, highlighting its objectives. Besides, it tells the evaluation experiences described in the Brazilian literature that it seem to have defined the roads of that process for, finally, to purpose a model of classification of the Brazilian publications and to analyze it, objectifying to identify the model of underlying evaluation to these publications. This text has for main objective to organize the Brazilian publications concerning the theme, in way to facilitate the understanding on the evaluation processes for the which passed and they pass those institutions, seeking the development of future studies concerning the subject.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Fernandes Martins

Professora do Departamento de Psicologia Social e Educacional da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

AMORIM, A. (1992). Avaliação Institucional da Universidade. São Paulo: Cortez Editora.

ANDERBERG, M.R. (1973). Cluster Analysis for Applications. New York: Academic Press.

ARAÚJO, M.F.B. (1988). Proposta de Avaliação dos Programas e Subprogramas de Recursos Humanos e do Subprograma de Assistência Técnica da Universidade Federal do Acre. Estudos e Debates. Vol.14: 103-124.

BALZAN, N.C. e DIAS SOBRINHO, J. (1995). Introdução. Em: Newton Cesar.

BALZAN e DIAS SOBRINHO, J. (Orgs). Avaliação Institucional - teoria e experiências. São Paulo: Cortez Editora.

BELLONI, I. (1982). Avaliação da Universidade: Por uma Proposta de Avaliação Conseqüente e Compromissada Política e Cientificamente. in: Maria de Lourdes Fávero (org). A Universidade em Questão. São Paulo: Cortez Editores/ Autores Associados.

BELLONI, I.; SERAFINI, O.; KIPNIS, B. e CORDON, J.A. (1988). Proposta de Avaliação Institucional da Universidade de Brasília. Estudos e Debates. Vol. 14: 181-191.

BELLONI, I.; BELLONI, J.A.; BORGES, M.M. e SOBRAL, D.T. (1994). Proposta de Avaliação Institucional da Universidade de Brasília. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5(1 y 2): 51-70.

BELLONI, I.; BELLONI, J.A.; BORGES, M.M. e SOBRAL, D.T. (1995).

Avaliação Institucional da Universidade de Brasília. (mimeo).

BEILGUELMAN, B. (1988). Um Retrato (Feio) da Pós Graduação da UNICAMP. Estudos e Debates. Vol. 14: 221-226.

BIELSCHOWSKY, C.E. e FIRME, T.P. (1994). Avaliação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5(1 y 2): 125-142.

CAMARGO, D.M.P.; CASTANHO, M.E.L.M. e BALZAN, N.C. (1994). A Voz do estudante e a Questão da Avaliação Institucional. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5(1 y 2): 143-162.

CASTRO, M.C.P.S. e BRAGA,. M.M. (1988). Uma Experiência de Avaliação Institucional: O Caso da Universidade Federal de Minas Gerais. Estudos e Debates. Vol. 14: 203-209.

Comissão Especial do CRUB. (1988). Considerações Preliminares sobre Avaliação da Educação Superior no Brasil. Estudos e Debates. Vol. 14: 13-19.

COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO (1993). Avaliação das Universidades Brasileiras Uma Proposta Nacional. Brasília.(mimeo)

CYBIS, W.O. e SALDANHA, L.E. (1988). Projeto de Apoio Técnico Pedagógico para Avaliação do Desempenho Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estudos e Debates. Vol. 14: 247 252.

DIAS SOBRINHO, J. (1994). A Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Campinas. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5 (1 y 2): 31-49.

DIAS SOBRINHO, J. (1995). Universidade: Processos de socialização e processos pedagógicos. Em: Newton Cesar Balzan e José Dias Sobrinho (Orgs). Avaliação Institucional - teoria e experiências. São Paulo: Cortez Editora.

DURHAM, E.R. (1992). A Institucionalização da Avaliação. in: Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP.

FÁVERO, M.L. (1988). Autonomia Universitária: Mudanças e desafios. Cadernos CEDES, n. 22: 7-16.

FERNANDES, F. (1989). Universidade e Sociedade Civil: Tempo de Crise e de Transformação. Palestra proferida na Universidade Federal de Uberlândia, editada e publicada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (ADUFU), pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino de Terceiro Grau (SINTET) pelo Centro de Documentação Histórica (CDHIS) daquela Universidade.

FERREIRA, R.S. (1988). Alunos e Professores Avaliando Disciplinas dos Cursos de Engenharia: Um exemplo de Instrumento de Avaliação. Estudos e Debates. Vol. 14: 239-246.

FREITAS, R.F.S. (1994). A Avaliação do Ensino de Graduação: Importância e Desafios. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5 (1 y 2): 99-108.

GAZOLLA, A.L.A. (1988). Avaliação da Pós Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Estudos e Debates. Vol. 14: 211-213.

GHIGGI, G. (1988). Relatório do Projeto de Avaliação da Universidade Católica de Pelotas. Estudos e Debates. Vol. 14: 267-288.

GMEINER, C.N.; Souza, A.C.C.; Santos, C.J. e Magalhães, J.M.V.C. (1988). Experiência de Avaliação na Universidade Católica de Santos. Estudos e Debates. Vol. 14: 233-236.

GOLDEMBERG, J. (1992). O Impacto da Avaliação na Universidade. in: Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP.

GUIMARÃES, H.V. (1988). O Tecnólogo Industrial de Açúcar de Cana e o Mercado de Trabalho em Alagoas. Estudos e Debates. Vol. 14: 133.

HORTON, D.; Ballantyne, P.; Peterson, W.; Uribe, B.; Gaspasin, D. e Sheridan, K. (1993). Monitoring and Evaluating Agricultural Research - A Sourcebook. Cambridge: University Press.

LEITE, D.C. e BORDAS, M.C. (1994). Avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: A Qualidade da Diferença e a Diferença da Qualidade. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5(1 y 2): 109-124.

LUSTHAUS, C.; ANDERSON, G. e MURPHY, E. (1995). Institutional Assessment. Canada: International Development Research Centre.

MARTINS, G.M. (1992). Credencialismo, Corporativismo e Avaliação da Universidade. in: Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP.

MATTOS, P.L. (1992). Avaliação e Alocação de Recursos no Ensino Superior Federal. in: Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP.

MELO, H.P. (1988). O Curso de Economia da Universidade Federal Fluminense e a Questão da Avaliação. Estudos e Debates. Vol. 14: 195-202.

NEIVA, C.C. (1988). A Avaliação do Ensino Superior: Diretrizes e Bases para uma Política. Estudos e Debates. Vol. 14: 65-73.

NEIVA, C.C. (1992). Iniciativas de Planejamento e Avaliação na Formulação de Políticas para o Ensino Superior. in: Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP.

NEUMAN, M.; DISCHINGER, B. e ANTUNES, M.V. (1988). Proposta de Avaliação da Universidade do Rio dos Sinos. Estudos e Debates. Vol. 14: 253-261.

OLIVEIRA, L.H.A. (1988a). Análise da Operacionalização do Currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - 1985 - da Universidade Federal de Sergipe. Estudos e Debates. Vol. 14: 155-174.

OLIVEIRA, L.H.A. (1988b). Proposta de Avaliação dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Sergipe, com Base no Projeto de Pesquisa do Curso de Odontologia. Estudos e Debates. Vol. 14: 175-177.

PAUL, J-J.; RIBEIRO, Z. e PILATTI, O. (1992). As Iniciativas e as Experiências de Avaliação do Ensino Superior: Balanço Critico. in Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP

PAULA, E.M. (1988). Pontos para uma Definição Política de Avaliação da Pesquisa na Universidade. Estudos e Debates. Vol. 14: 215-216.

PEREIRA, A.R.F.; COSTA, E.A; SILVA, I.B.R. e MELO, M.M.G. (1988). Egressos da Universidade Federal de Alagoas e sua Trajetória no Mercado de Trabalho. Estudos e Debates. Vol. 14: 134.

PUCCAMP. (1988). Ofício de 14/10/87 ao Presidente do CRUB. Estudos e Debates. Vol. 14: 217-219.

RISTOFF, D.I. (1995). Avaliação Institucional: pensando princípios. Em: Newton Cesar Balzan e José Dias Sobrinho (orgs). Avaliação Institucional - teoria e experiências. São Paulo: Cortez Editora.

RORIZ, M. (1988). Relatório sobre a Avaliação de Ensino Realizada em Julho de 1987 na Universidade Federal de São Carlos. Estudos e Debates. Vol. 14: 227-231.

SCHWARTZMAN, S. (1988). Funções e Metodologia de Avaliação do Ensino Superior. Estudos e Debates. Vol. 14: 21-46.

SCHWARTZMAN, S. (1992). O Contexto Institucional e Política da Avaliação. in: Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP.

TABACHNICK, B.G. e FIDELL, L.S. (1989). Using Multivariate Statistics. New York: Harper Collins Publishers, Inc.

TAVERNIER, K. (1991). Strategic Evaluation in University Management. Higher Education Management. Vol. 3 (3): 257-268.

TRINDADE, H. (1994). Projeto de Avaliação Institucional da ANDIFES. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5(1 y 2): 7-29.

ULHOA, J.P. (1988). A Propósito da Educação Superior. Estudos e Debates. Vol. 14: 47-56.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. (1988). Uma Experiência de Avaliação Diagnóstica dos Cursos de Licenciatura da Universidade de Caxias do Sul. Estudos e Debates. Vol. 14.:263-265.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (1988a). I Seminário Interno de Avaliação da UFAL. Estudos e Debates. Vol. 14: 135.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (1988b). II Seminário Interno de Avaliação da UFAL. Estudos e Debates. Vol. 14: 136.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (1988c). III Seminário Interno de Avaliação da UFAL. Estudos e Debates. Vol. 14: 135.

WOLYNEC, E. (1992). O Uso de Indicadores de Desempenho para a Avaliação Institucional. in: Eunice R Durham e Simon Schwartzman (orgs). Avaliação do Ensino Superior. São Paulo: EDUSP.

ZAINKO, M.A.S. (1994). A Avaliação Universitária: Utopia ou Requisito da Modernidade. Educación Superior y Sociedad. Vol. 5(1 y 2): 71-86.

Downloads

Publicado

2008-09-22 — Atualizado em 2022-06-06

Versões

Como Citar

Martins, M. do C. F. (2022). A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 12(24), 11–47. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-844 (Original work published 22º de setembro de 2008)