O elemento civilizatório e a educação nas relações históricas Portugal-Brasil / Brasil-Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-606Palavras-chave:
Civilização, Aculturação, EducaçãoResumo
A relação histórica Portugal-Brasil / Brasil-Portugal constitui-se como processo civilizatório, social, material e simbólico, em que a cultura escrita se desenvolve e se torna qualitativa e quantitativamente determinante, como recurso e meio construídos e utilizados por uma diversidade de agentes – missionários, colonos, emigrantes, representantes políticos, mercadores. A história desta relação desafia a uma aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, no eu se refere aos processos de colonização, missionação, escolarização, e que ainda na singularidade da relação cultural estabelecida a partir de uma língua que evolui em comum de um e outro lado do Atlântico. Os objetivos fundamentais desde texto são introduzir essa abordagem interdisciplinar: situar a educação, enquanto fator instituinte das dimensões civilizacionais, no quadro da relação histórica Portugal-Brasil / Brasil-Portugal; Sistematizar as principais marcas de aculturação, reinvenção e interação socio-cultural que caracterizam essa mesma relação.
Palavras-chave: Civilização; Aculturação; Educação.
Abstract: The historical relationship Portugal-Brazil/ Brazil-Portugal is made up of a civilizing, social, material and symbolic process in which the written culture is developed and becomes the qualitative and quantitative determining factor both as a resource and a means, constructed and utilized by a variety of agents — missionaries, colonists, emigrants, political representatives, merchants. The history of this relationship presents the challenge of an interdisciplinary approach between the cultural history and the educational history in that which refers to the civilizing, missionary, and scholastic processes; and additionally in the unique nature of the cultural relationship established upon a language that evolves in common on both sides of the Atlantic. The fundamental objectives of this text are to introduce this interdisciplinary approach: establish the position of education as the instituting factor in the civilizing dimension in the area of the historical relationship Portugal-Brazil/ Brazil-Portugal; systematize the principal signs of acculturation, reinvention and socio-cultural interaction that characterize this specific relationship.
Keywords: Civilization; Acculturation; Education.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Justino Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.