Algumas implicações pedagógicas da epistemologia de Piaget

Autores

  • Elise Barbosa Mendes

Palavras-chave:

Epistemologia, Epistemologia genética, Pedagogia, Piaget

Resumo

Esta pesquisa é um estudo da epistemologia de Piaget e o exame de alguns sistemas baseados nela. Examina-se a vida do pesquisador e a origem de suas ideias científicas.

A autora analisa o ponto de vista de Piaget de que há uma relação entre a vida orgânica e a mental, bem como o paralelismo entre as estruturas matemáticas de Bourbaki e os modelos cognitivos piagetianos. Dedicamos o estudo ao entendimento da epistemologia interacionista à necessidade de compreendermos a estrutura do sujeito cognoscente e as estruturas do objeto cognoscível.

Buscamos, também, justificar o uso da epistemologia genética na Pedagogia, desejando demonstrar que uma prática pedagógica baseada nestes princípios tem mais possibilidade de atingir os objetivos de desenvolvimento intelectual e moral.

Finalmente, analisamos algumas experiências educacionais que encontram justificativas nas teses de Piaget, como é o caso dos trabalhos de Papert e de Kamil, bem como métodos educacionais que não estavam ligados diretamente a obra de Piaget e, no entanto, ele considerava que continham ideias similares às suas.

Palavras-chave: Epistemologia; Epistemologia genética; Pedagogia; Piaget.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

MENDES, E. B. Algumas implicações pedagógicas da epistemologia de Piaget. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 293–294, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/956. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações