LOMBARDI, José Claudinei. Educação e Ensino na Obra de Marx e Engels. Campinas: Editora Alínea, 2011. 265 p.

Autores

  • Vilson Aparecido da Mata Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v27n53a2013-17411

Palavras-chave:

Educação, Marxismo, Trabalho, Política

Resumo

O presente texto é uma resenha da recente obra de José Claudinei Lombardi a respeito da Educação e do Ensino na Obra de Marx e Engels. 

            A resenha intenta contribuir para a divulgação das reflexões a respeito do papel que ocupa a educação na obra de Marx e Engels, seu desvelamento, esclarecimento e sua relação com a educação na atualidade. O livro Educação e ensino na obra de Marx e Engels é a publicação de uma parte da tese de livre docência de José Claudinei Lombardi, intitulada Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. O livro ora resenhado está organizado em seis capítulos, sendo eles: 1. Iluminismo e enciclopedismo: luzes, progresso e revolução; 2. Minhas referências de análise: as balizas do marxismo; 3. A Categoria modo de produção e o princípio da união entre ensino e trabalho; 4. Análise marxiana sobre educação no modo capitalista de produção; 5. Trabalho e instrução das crianças trabalhadoras; 6. Marx e Engels: fundamentos da proposta pedagógica comunista. Ao final, o autor apresenta suas considerações finais.Deve-se destacar que o autor é doutor em Educação  (área  de concentração em Filosofia e História da Educação) pela UNICAMP e livre docente em História da Educação. Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual  de  Campinas, na Faculdade de Educação, e coordenador executivo do grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), sendo também membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação. É autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e de livros, ora como organizador, ora como autor, tendo também escrito diversas apresentações e prefácios em obras de dezenas de autores.

     Respeitando diferentes posicionamentos entre autores da educação, o objetivo desta resenha é apresentar uma contribuição para o debate do papel da educação na obra de Marx e Engels. Para tanto, desde o início, Lombardi deixa já clara a tese que permeia todo o texto: a educação não pode ser analisada sem levar em consideração que ela é parte integrante da sociedade e que é determinada, em última instância, pelo modo de produção da vida. Por este motivo, o autor inicia seu primeiro capítulo (Iluminismo e enciclopedismo: luzes, progresso e revolução), retomando a longa transição do feudalismo ao capitalismo, apresentando as principais posições filosóficas e científicas que tomaram corpo no período. Esta breve apresentação é o plano sobre o qual se contextualizam as posições marxianas e engelsianas sobre a sociedade capitalista. Lombardi reitera, primeiramente, que as complexas questões filosóficas nem sempre se apresentaram como polos opostos apenas (empiristas versus racionalistas), mas que há, a partir da Renascença, uma retomada de embates da filosofia clássica grega e que os posicionamentos tornam-se inevitavelmente mais amplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilson Aparecido da Mata, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Docente da Universidade Federal do Paraná, atualmente cursando Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, linha de pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação e eixo de pesquisa Filosofia, Política e Educação. E-mail: vdamata@hotmail.com

Referências

LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas: Editora Alínea, 2011. 265 p.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

DA MATA, V. A. LOMBARDI, José Claudinei. Educação e Ensino na Obra de Marx e Engels. Campinas: Editora Alínea, 2011. 265 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 383–392, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v27n53a2013-17411. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17411. Acesso em: 23 fev. 2024.