O-Q

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (O-Q) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)

Ó, Jorge Ramos do

  • Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 199 a 231).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010

OAIGEN, Edson Roberto

  • A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 159 a 172).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1031

OLIVA, Renato  

  • O Retorno à Linguagem: Husserl e Merleau-Ponty (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 49 a 56).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1989

  • Kant e Freud - metafísica e metapsicologia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 99 a 108).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1949

  • Freud e Lacan: do sujeito da representação à cadeia significante (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 75 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1914

OLEARE, Adolfo Miranda

  • Da necessária adesão crítico-perspectivista de Nietzsche às ciências (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 333 a 373).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65118

OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de

  • Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 30).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62855

OLIVEIRA, Avelino de Rosa

  • Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 559 a 578).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13801

OLIVEIRA, Dalila Andrade

  • A política educacional brasileira: entre a eficiência e a inclusão democrática. (v.28 n. Especial 2014 p. 225 a 243).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24611

OLIVEIRA, Damião Bezerra

  • Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 643 a 647)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175

OLIVEIRA, Elói Maia de

  • Pode o mestre ensinar algo através da fala? uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino (v.35 n.73 jan./abr. 23 a 47).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56732

OLIVEIRA, Elsa Guimarães

  • A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933

OLIVEIRA, Ester Castro de

  • LOPES, Antônio Osima et alii; coordenadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1988 (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 196).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1961

OLIVEIRA, Fernando Antonio Leite de

  • Algumas reflexões sobre o sistema de avaliação (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 77 a 80).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1993

  • Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1909

  • A influência do fator afetivo nas relações pedagógicas em períodos noturnos de escolas públicas (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 35 a 42).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1151

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de

  • A continuação do direito natural, a continuação da guerra e o papel das universidades em Espinosa e Foucault (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 63 a 87).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/911

OLIVEIRA, Guilherme Saramago de

  • Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17695

OLIVEIRA, Hélio Ázara de

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de

  • Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 79 a 109).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58772

OLIVEIRA, Jelson Roberto de

  • O homo faber, de usuário de ferramentas a objeto tecnológico. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 331 a 351).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26952

OLIVEIRA, José Carlos de Souza

  • Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/issue/view/83

OLIVEIRA, Leila Floresta de

  • Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 141 a 172).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770

OLIVEIRA, Lenôra de

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795

OLIVEIRA, Leunice Martins de

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795

OLIVEIRA, Lúcia Helena Moreira de Medeiros

  • Colégio Santa Teresa: um estudo a respeito do ensino confessional em Ituiutaba, Triângulo Mineiro, MG (1939-1942) (v. 18 n. Especial 2004 p. 105 a 130).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223

OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de

  • Currículo nacional: reflexões necessárias (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 25 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/884

OLIVEIRA, Marília Villela de

  • Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 7 a 20).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761

OLIVEIRA, Odisséa Boaventura

OLIVEIRA, Renata Cristiane Romanini de

  • CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14411

OLIVEIRA, Sebastião José de

  • A criação e a consolidação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino em Uberaba, Minas Gerais: uma experiência singular da congregação dominicana no Brasil (1948-1961) (v. 18 n. Especial 2004 p. 131 a 150).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11224

OLIVEIRA, Sirlene de Castro

  • As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2167

  • Ensino laico e religioso na ótica da imprensa uberabense (1924-1934) (v. 18 n. Especial 2004 p. 223 a 236).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11229

OLIVEIRA, Tamiris Souza de

  • Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 695 a 726)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874

OLIVEIRA, Terezinha

  • Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 73 a 90).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7414

  • Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 752 a 743).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23786

  • A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 779 a 811)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58994

OLIVEIRA, Thabata Franco de

  • Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 137 a 160).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13598

OLIVEIRA, Valéria Ochoa

  • As condições de ensino da educação artística nas escolas estaduais de 1º Grau (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 15 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1132

OLIVEIRA, Wanderley Cardoso de

  • Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1397 a 1418)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995

OLIVEIRA, Wesley Felipe de

  • A relação entre imaginação, moralidade, política e literatura: uma análise a partir de Adam Smith e Martha Nussbaum (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 159 a 196).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54851

OLIVIER, Alain Patrick

  • Identity and Difference in a post-dialectical Theory: on Theodor W. Adorno's Paris Lectures (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1351 a 1360)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37027

OMELCZUK, Fernanda Walter

  • Cinema no abrigo: encontros, gestos e acontecimento (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1235 a 1252)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53256

ORLANDO, Evelyn de Almeida

  • Apresentação e organização do Dossiê Arquivos e fontes para a história da educação católica. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 17 a 22).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35711

  • Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro A pedagogia do catecismo do padre Álvaro Negromonte. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 81 a 106).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32302

ORRÚ, Silvia Ester

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63340

PACHECO, Décio             

  • Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 63 a 82).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967

PADILHA, Sandra Y. Brito             

  • Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/419

PAGANO, Ana   

  • La política educativa oficial y la exclusión socioeducativa en Argentina (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 141 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/867

PAGLIACCI, Donatella

PAGNI, Pedro Ângelo

  • Dimensão estética, linguagem e comunicação na experiência educativa: divergências entre Dewey e Adorno (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 169 a 188).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2193

  • Filosofia da educação no Brasil: concepções, impasses e desafios para a sua constituição como campo de pesquisa e o seu ensino nas duas últimas décadas (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 773 a 808).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22469

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51970

PAGOTTI, Antonio Wilson

  • O fracasso escolar. Uma aproximação cognitivista (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 63 a 70).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1945

  • Observando o processo de aprendizagem escolar (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 89 a 98).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1058

  • MACEDO, Lino. Ensaios construtivistas. São Paulo, Ed. Casa do Psicólogo, 1994 (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 201 a 206).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/980

  • Informações culturais: refletindo sobre a formação de estudantes de cinco cursos universitários (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 11 a 26).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/711

PAIM, Elison Antonio

  • CARVALHO, José Mauricio de. Filosofia e psicologia, o pensamento fenomenológico existencial de Karl Jaspers. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 2006. 265 p. (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 189 a 192).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/917

  • CARVALHO, José Maurício de. O homem e a Filosofia. Pequenas meditações sobre existência e cultura. 2º edição. Porto Alegre: PUCRS, 2007. 236 p. (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 291 a 294).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2169

  • Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1229 a 1253)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40152

PAIVA, José Maria de

  • Universidade e sociedade: apontamentos para debate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 281 a 286).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/897

  • Educação (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 269 a 288).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13346

PAIVA, Maria Olímpia A. de

  • Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 145 a 168).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2192

  • Ambiente da sala de aula: um estudo de caso (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 17 a 42).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13333

PAIVA, Núbia Silvia Guimarães

  • BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/580

PAIVA, Pedro Henrique

  • DUARTE, Rodrigo. Adorno/Horkheimer e A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. 68 p. (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 285 – 291).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/619

PAIVA, Wilson Alves de

  • A religião de Rousseau. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 395 a 421).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17961

PALACIOS, Jose Gonzalo Armijos

  • Perguntas autoritárias: a questão do método, as monografias e o filosofar (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 101 a 114).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1969

PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz

  • Dilemas da relação teoria/prática na construção do currículo educacional (v.26 n. Especial 2012 p. 357 a 382).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17702

PALMA, Alexandre          

  • Crítica à panaceia pedagógico-desportiva (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 169 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15184

PALPACELLI, Lucia

  • I diversi approcci metodologici nell’opera Fisica di Aristotele (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 101 a 164).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2177

  • Le passioni nel De anima, un esito estremo del pollachōs (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 675 a 698).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21660

  • L'Eutidemo di Platone: un invito alla filosofia e alla virtù. Un dialogo protrettico sulla protrettica (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 865 a 908)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37900

PASCHOAL, Stéfano

  • O quinto elemento no De Philosophia de Aristóteles um reexame crítico (v.35 n.73 jan/abr. 2021 p. 481 a 520).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56145

  • Obituário: Jakob Hans Josef Schneider (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 5).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64240

PASTORIZA, Bruno dos Santos

  • Conceitos para uma arquitetura das representações escolares (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 683 a 710).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517

PAULA, Marcio Gimenes de

  • Entre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de Kierkegaard (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 161 a 174).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14082

PAULA-NAVES, Marisa Lomônaco

  • Estudo sobre a relação entre a reversibilidade de pensamento e a conceitualização da língua escrita na criança (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p.218).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1090

PAYNE, Kai E.   

  • Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/892

PEDROSA, José Geraldo

  • CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p.(v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14411

  • Anísio Teixeira e Richard Morse Triangulações inversas entre Iberismo, Brasil e Anglo-Americanismo (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 403 a 442).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63687

PEIXOTO, Adão José

  • CALDEIRA, Alejandro Serrano. Filosofia e crise: pela filosofia Latino America. Petrópolis, Vozes, 1984. (v.4 n.8 jan./jun. 1990 p.173-176).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1276

PELLANDA, Nize Maria Campos

  • Formação de educadores na perspectiva da complexidade: autonarrativas e autoconstituição (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 225 a 243).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23563

PENA, Alexandra Coelho

PENNA, Luciana Artacho               

  • O estilo do ofício (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 111 a 124).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1118

PEREIRA, Anderson Carvalho

  • Os discursos da Educação em "slogans" do cotidiano e nos pactos governamentais (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 565 a 592)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34880

PEREIRA, Bianca Vilhena C.

  • O anthropos de Protágoras: do singular ao comum (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 27).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62366

PEREIRA, José Joaquim

  • A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13337

PEREIRA, Lucas Carvalho Soares de Aguiar

  • Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto: contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 29).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63576

PEREIRA, Maria Simone Ferraz

  • KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação. O mestre do impossível. São Paulo, Scipione, 1989-103p. il (Pensamento e ação no magistério, 14 Mestres da educação) (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 127).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1063

PEREIRA, Nilton Mullet

  • Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1229 a 1253)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40152

PERENCINI, Tiago Brentam

  • Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 685 a 720)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51969

PEREZ, Daniel Omar

  • A relação entre a teoria do juízo e natureza humana em Kant. (v.27 n. Especial 2013 p. 233 a 258).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22778

PÉREZ, Teresa González

  • Pedro de Betancurt, pedagogo y maestro en Guatemala. Un proyecto educativo popular en el siglo XVII (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 161 a 182).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/915

  • Modelos de escolarización: trayectoria histórica de la educación especial. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 691 a 716).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13373

PERINE, Marcelo

  • O Filebo de Platão e as doutrinas não escritas. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 149 a 171).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13340

PERIUS, Oneide

  • O lugar da teologia paulina no pensamento de Giorgio Agamben (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p.559 a 586).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64867

PETARNELLA, Leandro

  • Educação, psicastenia e intelectualidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 539 a 558).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14367

PETRY, Cleriston

  • A solidão em tempos sombrios proposições pedagógico-educacionais para um mundo fora dos eixos (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56176

PETRY, Franciele Bete

  • Experiência e formação em Theodor W. Adorno (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 455 a 488).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24888

PEZZATO, João Pedro

  • Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257

PFEIFFER, Dietmar K.     

  • Desenvolvimento da Pesquisa sobre a América Latina na Alemanha (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 41 a 50).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1243

  • Problemas práticos e metodológicos da pesquisa quantitativa (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 149 a 160).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1162

  • POSITIONEN LATEINAMERIKAS. Gustavo Gutiérrez, Mario Bunge, Enrique Dussel, Leopoldo Zea u.a. Herausgegeben von Raúl Fornet-Betancourt unter Mitwirkng von Alfredo Gomez-Müller (1988). Frankfurt: Marerialis Verlag, 146p. (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 209).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1168

PICHLER, Nadir Antonio

  • Educação moral no Encheirídion de Epicteto. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 221 a 232).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614

PIERRE, Héctor Luis Saint

  • Algumas considerações sobe a explicação na história da ciência (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 07 a 18).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1222

PIMENTA, Olavo Calábria

  • Apresentação (Orgs.) Dossiê: Immanuel Kant (v.27 n. Especial 2013, p. 163 a 166).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23146

  • Da relação entre os graus de conhecimento e as capacidades de representação em Kant (v.27 n. Especial 2013 p. 281 a 302).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22850

PINA, Maria da Graça Gomes de

  • A “orfandade” da filosofia – funções e uso da imagem na República (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 373 a 386).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8086

PINHEIRO, Elimar           

  • A liberdade, como a paz, não é branca (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 69 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1230

PINHEIRO, Ulysses

  • As aporias da didática em Deleuze e Spinoza (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 263 a 283).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23054

PINHEIRO, Víctor Moita

  • O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63135

PINHO, Amon

PINHO, Romana Isabel Brázio Valente

  • O ensino da filosofia no Brasil: considerações históricas e político-legislativas. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 757 a 771).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22472

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675

PINO, Mauro Augusto Burkert Del

  • Novas tecnologias, educação e exploração: o que mudou? (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 99 a 118).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1074

PIOVEZAN, Gustavo

  • RUSS, Jacqueline. Os métodos em filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010. 256p. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 393 a 396).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14235

  • Apontamentos retóricos sobre o conceito de oração em Teresa d'Ávila: rumo a uma pedagogia mística. (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 23).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59384

PIRES, Arthur Freire Simões

  • Nos degraus do cadafalso resenha de Reflexões sobre a guilhotina, de Albert Camus (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 587 a 595).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65205

PIRES, Dario Xavier                           

  • Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica um diálogo de convergências? (v.35 n.73 jan./abr.2021 p. 299 a 338).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53769

PIRES, Luiz Gonzaga Barbosa

  • Educador: uma opção, acima de tudo, vocacional (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 163 a 166).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1274

PISETTA, Écio Elvis

  • Delimitação da análise existencial da morte (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 81 a 109).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/243

  • Sobre existência, morte e antecipação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 229 a 258).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2181

PITANO, Sandro de Castro

  • Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 959 a 984)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894

PITT, Eduardo Antônio

PIZA, Suze Oliveira

  • O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 985 a 1009)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32995

PIZZI, Laura Cristina Vieira

  • A organização do trabalho escolar e os especialistas da educação (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 217).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1089

  • Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 77 a 86).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025

  • A organização do trabalho escolar e os especialistas da educação (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 17 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1089

  • A politecnia no Brasil: história e trajetória política (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 117 a 149).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/670

POKORSKI, Juliana de Oliveira

  • Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo (v.29 n. Especial 2015 p. 355 a 373).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988

POLICARPO JÚNIOR, José

  • Sobre razão e formação (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 165 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/702

  • Indivíduo e racionalidade na cultura pós-moderna, uma discussão segundo Gramsci e Adorno (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 93 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/683

POMPEU, Celso Baccarin

  • Algumas reflexões sobre o ensino (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 81 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073

  • Algumas reflexões sobre o ensino (II) (v.2 n.4 jan./jun. 1988p. 153 a 162).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1954

PONTIN, Fabrício

  • The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 375 a 401)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50382

PONTIN, Vivian Marina Redi

PORTILHO, Maria Sibele Brasiliense

  • Extensão rural: o fio e a trama na construção da representação social do pequeno produtor. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 299).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/816

  • Extensão rural: história e prática educativa informal (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 129 a 140).

POVILUS, Judith

  • “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32303

PRADO, Adonia Antunes

  • Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945) (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 09 a 22).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/693

PRADO, Germano Nogueira

  • Notas de uma pedagogia da singularidade. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 425 a 446).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28636

PRAIS, Maria de Lourdes M.

  • Um texto em questão (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 235 a 240).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1929

  • A escola entendida como sistema social e o papel da supervisão (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 207 a 214).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1125

PRESTES, Maria de Lourdes Almada

  • Interdisciplinariedade: um conceito ainda mal definido (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 61 a 68).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991

  • O enfoque holístico do currículo e o novo papel do professor (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 49 a 62).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1944

  • A pesquisa qualitativa na educação (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 91 a 104).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1869

PRESTES, Nadja Mara Hermann

  • A educação, a razão e a autonomia (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 61 a 70).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1113

PRETTE, Almir Del

  • Psicologia, identidade social e cidadania: o espaço da educação e dos movimentos sociais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 203 a 224).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/933

PRETTE, Zilda A. P. Del  

  • Psicologia, identidade social e cidadania: o espaço da educação e dos movimentos sociais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 203 a 224).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/933

PRICLADNITZKY, Pedro Falcão

  • Remarks on the Structure of the Recherche de la Verité: The Role of Vision in God (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 705 a 725)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54427

PRÍNCIPE, João

PUCCI, Bruno    

  • Sentido (s) da filosofia hoje (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/734

  • E a razão se fez máquina e permanece entre nós (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 71 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/297

  • As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7420

PUENTES, Roberto Valdés

  • Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/419

  • Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 273 a 298).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7971

  • Apresentação do Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 17 a 19).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605

  • O estado da arte sobre didática no Brasil (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 175 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28286

QUADROS, Elton Moreira

  • PINTO, Paulo Roberto Margutti. História da filosofia do Brasil (1500-hoje): 1ª parte: o período colonial (1500-1822). São Paulo: Edições Loyola, 2013, 377 p. (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 901 a 904).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26264

QUEIRÓS, Wellington Pereira de

  • Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica um diálogo de convergências? (v.35 n.73 jan./abr.2021 p. 299 a 338).

              https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53769