Conceitos para uma arquitetura das representações escolares

Autores

  • Bruno Pastoriza Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Rochele Loguercio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710

Palavras-chave:

Representação escolar, Educação em ciências, Legitimação

Resumo

Resumo: O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências.

Palavras-chave: Representação Escolar; Educação em Ciências; Legitimação.

 

Abstract: This paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the conditions necessary to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education.

Keywords: School Representation; Science Education; Legitimacy.

 

Data de registro: 18/04/2013

Data de aceite: 21/08/2013 

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Biografia do Autor

Bruno Pastoriza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Educação em Ciências: Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da área de Ensino de Química e Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E-mail: bspastoriza@gmail.com

Rochele Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Bioquímica: Ciências Biológicas – Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professora da Área de Educação Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). E-mail: rochelel@gmail.com

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Publicado

2014-09-25

Como Citar

PASTORIZA, B.; LOGUERCIO, R. Conceitos para uma arquitetura das representações escolares. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 683–710, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517. Acesso em: 21 nov. 2024.