Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-55175

Palavras-chave:

Epistemologia de Fronteiras, Pesquisa em Educação, Walter Mignolo

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva compreender a “Epistemologia de Fronteiras” como uma categoria essencial para a crítica epistemológica do filósofo Walter Mignolo, a partir do pensamento decolonial, e descrever as principais questões e argumentos que problematizam este conceito, refletindo sobre as suas implicações para a pesquisa em educação. Desta forma, explicita-se as concepções fundamentais da Rede Modernidade/Colonialidade (M/C), a partir de uma investigação de perfil qualitativo e histórico-conceitual. Considera que a “Epistemologia de Fronteiras” possibilita a reflexão em torno da decolonialidade na produção de conhecimentos, ao mesmo tempo em que estimula a crítica epistemológica e metodológica à colonialidade do poder no âmbito da pesquisa em educação.

Palavras-chave: Epistemologia de Fronteiras; Pesquisa em Educação; Walter Mignolo

Border thinking in Walter Mignolo: insight, reviews and implications in educational research

Abstract: This paper aims to understand “Border Thinking” as a relevant category to the epistemological critique of philosophy Walter Mignolo, from the decolonial thinking and to describe the main issues and arguments that question this concept critically, reflecting about its implications to the educational research. To this aim, analyze the main concepts of Modernity/Coloniality Group’s decolonial thinking, from an investigation of qualitative and historical-conceptual profiles. Consider that the Border Thinking is one of the most significant contributions to the decolonial epistemological critique, that allows critical thinking about the possibility of knowledge, while encourages the criticism and the epistemological and methodological reflection about the coloniality of power at the scope of educational research

Key-words: Border Thinking; Educational Research; Walter Mignolo.

Epistemología fronteriza en Walter Mignolo: comprensión y crítica

Resumen: Este artículo tiene como objetivo entender la "Epistemología Fronteriza" como una categoría esencial para la crítica epistemológica del filósofo Walter Mignolo, basada en el pensamiento descolonial, y en describir las principales preguntas y argumentos que problematizan este concepto, reflexionando sobre sus implicaciones para la investigación en educación. De esta manera, se explican las concepciones fundamentales de la Red Modernidad /Colonialidad (M/C), basadas en una investigación de perfil cualitativo e histórico-conceptual. Considera que la "Epistemología Fronteriza" permite la reflexión sobre la descolonialidad en la producción de conocimiento, al mismo tiempo en que estimula la crítica epistemológica y metodológica de la colonialidad del poder dentro del campo de la investigación educativa.

Palabras-clave: Epistemología Fronteriza. Investigación en Educación. Walter Mignolo

Data de registro: 01/06/2020

Data de aceite: 21/10/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damião Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: damiao@ufpa.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7717970084199162  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8247-8803.

Raphael Carmesin Gomes, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). ­E-mail: raphael.carmesin@gmail.com.  Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3067402692125478 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0966-0174

Referências

ANZALDUA, Glória. La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v.13, n. 3, p. 704-719, dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000300015&lng=en&nrm=iso. Acesso em 08 out. 2019. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000300015

ARAÚJO, Olga Brigitte Oliva. Práxis decolonais na universidade: a experiência do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais da Universidade de Brasília. 2017. 184 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BACHELARD, Gaston. Filosofia do não; o novo espírito científico; a poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores).

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília, n. 11, p. 89-117, ag. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n11/04.pdf. Acesso em 05 out. 2019. https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Soc. estado., Brasília, v.31, n.1, p.15-24, abril, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em 26 mai. 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100002

BROWITT, Jeff. La teoría decolonial: buscando la identidad en el mercado académico. Cuadernos de literatura, v. 18, n. 36, p. 25-46, 2014. https://doi.org/10.11144/Javeriana.CL18-36.tdbi

CAPRA, Fritjof. A Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.

CAPRA, Fritjof. O Tao da física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. São Paulo: Editora Cultrix, 1986.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e Descolonização: Para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Org.). Decolonialidade e pensamento Afro-diaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 79-106.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In: ______ (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana - Instituto Pensar/Universidad Central-IESCO/ Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 09-22.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. Prólogo. La hybris del punto cero. Ciencia, raza e Ilustración en la Nueva Granada (1750-1816). Bogotá: Centro Editorial Javeriano, Instituto Pensar, 2005.

CASTRO, Marcel Velázquez. Las promesas del Proyecto decolonial o las cadenas de la esperanza. Crítica y Emancipación. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales. v. 1, n. 1, jun, p. 253-263, 2008.

CAVALLAZZI, V. W; MELLO, P. P. C; SOARES, R. Educação superior intercultural, reconhecimento e redistribuição: o duro caminho dos povos indígenas no Equador. Revista de Direito Internacional, v. 15, n. 1, p. 179-198, 2018. https://doi.org/10.5102/rdi.v15i1.5171

CHEAH, Pheng. The Limits of Thinking in Decolonial Strategies.

Townsend Newsletter, nov./dez., p. 9-11, 2006.

CUSICANQUI, Silvia Romero. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Retazos-Tinta Limón, 2010.

DUSSEL, Enrique. 1492, o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Soc. Estado., Brasília, v. 31, n. 1, p. 51-73, abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100051&lng=en&nrm=iso. Acesso em 08 out. 2019. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100004

ECO, Umberto. Em nome da Rosa. Rio de Janeiro: Record, 1985.

ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de otro modo. El programa de investigación de modernidad/colonialidad latino-americano. Tabula Rasa, n. 1, jan./dez, p. 51-86, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/396/39600104.pdf. Acesso em 05 out. 2019. https://doi.org/10.25058/20112742.188

ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento?. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 63-79.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. Las palabras y las cosas: una arqueología de las ciencias humanas. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 1997.

FRANZÉ, Javier. Fisonomía de la metafísica decolonial: lo damné, una identidad sin narración. Tabula Rasa, Bogotá, n. 18, p. 211-233, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-24892013000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em 02 jan. 2020. https://doi.org/10.25058/20112742.146

FREITAS, Altiere Dias de. Notas sobre o contexto de trabalho do grupo Modernidade/colonialidade: Universidade, horizontes utópicos e desafios teóricos. REALIS, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais, v. 8, p. 145-171, 2019. https://doi.org/10.51359/2179-7501.2018.241453

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, mar. 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em 08 out. 2019. https://doi.org/10.4000/rccs.697

HABERMAS, Jürgen. O Discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HUANCA SOTO. R. R. Conocimiento y pluriversidad de mundos en universidades indígenas: Amawtay Wasi (Ecuador) y UAIIN-CRIC (Colombia). Estudios Artísticos: Revista De Investigación Creadora. v. 3, n. 3, p. 137-149, sept., 2017. https://doi.org/10.14483/25009311.12533

KUHN, Thomas. A estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In:

LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 08-23. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/libros/lander/pt/Lander.rtf. Acesso em: 08 out. 2019.

MALDONADO-TORRES, Nelson. La descolonización y el giro des-colonial. Tabula Rasa. Bogotá, Colómbia, n.9, p. 61-72, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n9/n9a05.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019. https://doi.org/10.25058/20112742.339

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana - Instituto Pensar/Universidad Central-IESCO/ Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 127-167.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: modernidade, império e colonialidade. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. Epistemologia do Sul. Coimbra: Almedina, 2009, p. 337-382

MIGNOLO, Walter. D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, 33-49p.

MIGNOLO, Walter. D. Colonialidade: o lado mais escuro da Modernidade. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 32, n. 94, p. 01-18, 2017. https://doi.org/10.17666/329402/2017

MIGNOLO, Walter. D. Desobediencia epistémica. Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2010.

MIGNOLO, Walter. D. Habitar la frontera: sentir y pensar la descolonialidad (antología, 1999-1014) Barcelona: CIDOB, 2015.

MIGNOLO, Walter. D. História locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.

MIGNOLO, Walter. D. La opción decolonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula Rasa, Bogotá, Colómbia, n. 8, p. 243-282, 2008. https://doi.org/10.25058/20112742.331

MIGNOLO, Walter. D. The geopolitics of knowledge and the colonial difference. The South Atlantic Quarterly, v. 101, n. 1, p. 57-95, 2002. https://doi.org/10.1215/00382876-101-1-57

MORIN, Edgar. O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.

ORELLANA, Rodrigo Castro. Diferencia colonial y pensamiento fronterizo. El privilegio de Walter Mignolo. In: ABRALDES, Daniel (org.). Ideas que cruzan el Atlántico: Utopía y modernidad latinoamericana. Madrid: Escolar y Mayo, 2015, p. 211-232.

ORELLANA, Rodrigo Castro. Pensar el lugar del otro. Colonialismo y Metafísica Canibal. Tabula Rasa, Bogotá, Colómbia, n. 28, jan./jun. p. 257-274, 2018. https://doi.org/10.25058/20112742.n28.11

PIAGET, Jean. L’Epistémologie génétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1970.

POPPER, Karl R. La Logica de la investigación científica. Madrid: Editorial Tecnos, 1980.

QUIJANO, Aníbal; WALLERSTEIN, Immanuel. La americanidad como concepto, o América en el moderno sistema mundial. Revista Internacional de Ciencias Sociales, Paris, n. 134, p. 583-591, dez. 1992.

ROSA, Gilnei da. Pluriversidad Amawtay Wasi: caminhos para a Universidade na América Latina. 2016, 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2016.

SALVATORE, Rodrigo D. A post-occidentalist manifesto. A Contracorriente: revista de Historia Social y Literatura en América Latina. Raleigh, North Carolina State University. v.4, n.1, otoño, p.126-128, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Paula Maria (Orgs). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina S.A, 2009.

SOUSA, Fernando Brabo. Corazonar o pensar e o fazer pesquisa em educação como proposta para metodologias outras: esboços germinais. Revista COCAR, v. 11, n. 22, p. 248-266, jul./dez., 2017.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TURRIÓN, Pablo Iglesias, LÓPEZ, Jesús Espasandín, GALVÁN, Iñigo Errejón. Devolviendo el balón a la cancha. Diálogos con Walter Mignolo. Tabula Rasa, Bogotá, Colómbia, n. 8, enero-junio, p. 283-319, 2008. https://doi.org/10.25058/20112742.332

WALSH, Catherine. Entretejiendo lo Pedagógico y lo Decolonial: luchas, caminos y siembras de reflexión-acción para resistir, (re)existir y (re)vivir. Vale do Cauca - CO: ALTER/NATIVAS, 2017.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

BEZERRA OLIVEIRA, D.; GOMES, R. C. Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 643–677, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-55175. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos