Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil
como pensar hoje?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-761Palavras-chave:
Fracasso escolar, Respeito à diversidade, Concepções de diversidade, Prática pedagógica escolarResumo
Nosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o quadro referencial de reflexão sobre a diversidade, mas, ao mesmo tempo, pode decapitá-lo em sua ações concretas. A partir da teoria do curriculo e do desvelamento das diferentes concepções de diversidade é possível superar a fragmentação da prática pedagógica escolar e das nossas concepções dobre o sucesso e o fracasso dentro dela e, mais ainda, pressupor uma nova perspectiva de organização/transformação social, fundamentada no já vivido e consolidado no cotidiano das relações sociais.
Palavras-chave: Fracasso escolar; Respeito à diversidade; Concepções de diversidade; Prática pedagógica escolar.
Abstract: Our intent is to point out some of the many masks envolving the conceptions of school failure and, nowadays, the discourse about "respect to diversity". The fight against school failure is being supported on the respect for cultural differences exhisting in a single social organization, but this conception, when simplified or fragmented, risks the real possibilities of creating new social and school organization forms. The economic organization process and the tendency to cultural homogenization can enlarge the paradigms for thinking about diversity, but, at the same time, it can make impossible effective actions supported by these paradigms. From curriculum theory and the unveiling of different conceptions of diversity, it's possible to surpass the fragmentation of pedagogic practice in school and, also, our ideas about success and failure in it. Furthermore, it's possible to presume the emergence of a new perspective of social organization/transformation, supported by a new utopia, based on experience and turned strong in everyday social relations.
Downloads
Referências
COLLARES, Cecilia A.L.; MOYSÉS, M. Aparecida. Preconceitos no cotidiano escolar ensino e medicalização. São Paulo, Cortez, 1996.
CONNELL, R.W. Pobreza e Educação. In: Gentilli, Pablo. Pedagogia da exclusão: critica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, Vozes, 1995, p. 11-42.
GAMA, M. P.; JESUS, Denise. Atribuições e expectativas do professor: representações sociais na manutenção da seletividade social da escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 10:393-410, 1994.
GATTI, Bernadete. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Cortez, n° 98, p.85 90, ago. 1996.
GILBERT, Rob. Cidadania. Educação e pós-modernidade. In: SILVA, Tornaz Tadeu.
MOREIRA, Antônio Flávio B. (orgs.). Territórios contestados. O currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, Ed. Vozes, 1995. MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundarnentos da educação. 2 ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível Reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre, Mediação, 1996.
MOREIRA, Antônio Flávio B. Currículo, utopia e pós-modernidade. In: Currículo: questões atuais. Campinas, Papirus, 1997
MOYSÉS, M. Aparecida, LIMA, Gerson Z. Desnutrição e fracasso escolar; uma relação tão simples? ANDE, São Paulo, 1(5) 57-61, 1982.
PATTO, Maria Helena S. A produção do fracasso escolar histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, T.A. Queiroz Editor, 1990.
PENIN, Sônia. Educação básica: a construção do sucesso escolar. Em Aberto, Brasília, ano 11, nº. 53, jan./mar. 1992.
RODRIGUES, Norberto. Por urna neurologia do desenvolvimento. Dois Pontos. São Paulo, Dois Pontos, outono/inverno 1993. p. 107-10.
SACRISTAN, J. Gimeno. Escolarização e cultura: a dupla determinação. In: SILVA, L.E. et. al. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre, Sulina, 1996.
SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma pedagogia do conflito. In: SILVA, L.E. et. al. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre, Sulina, 1996.
SANTOS, Luciola L.C.P.; LOPES, José de S. M. Globalização, multiculturalismo e curriculo. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. Currículo: questões atuais. Campinas, Papirus, 1997.
SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (orgs.). Territórios contestados. O curriculo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, Ed. Vozes, 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidades terminais. As transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis, Ed. Vozes, 1996.
XAVIER, M.E.S.P. Capitalismo e escola no Brasil, Campinas, Papirus, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marília Villela de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.