RUSS, Jacqueline. Os Metodos em Filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 210

Autores

  • Gustavo Piovezan Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v27n53a2013-14235

Palavras-chave:

Metodologia, Argumentação, Filosofia, Ensino

Resumo

      Discutir métodos em filosofia não é algo comumente promovido em cursos de graduação. O filosofar, tal como se faz na academia, exige um tipo de escrita e linguagem próprias, uma técnica. Os empecilhos que os alunos enfrentam é uma realidade que muitos professores verificam em salas de aula e avaliações, sobretudo nos primeiros anos de curso. Em geral, as dificuldades manifestam-se tanto na escrita da dissertação filosófica, como no comentário filosófico. Tais dificuldades, entretanto, são sanadas com o auxílio do método – que ensina ou indica possibilidades ao estudante – criando um percurso a ser efetuado para a elaboração, o desenvolvimento e a solução de um determinado problema. Assim, em Filosofia, o método apresentar-se-ia como uma proposta reflexiva e não dogmática ante um fenômeno observado no ensino e cuja importância é vital para a sobrevivência do filosofar: a reflexão e a escrita filosóficas.

      Motivada por esse problema, Jacqueline Russ escreveu a obra Les méthodes en philosophie, traduzido para o português em 2010 sob o título de Os métodos em filosofia. É interessante destacar que a obra foi composta com  base  na  docência  efetuada  pela  autora  na  França.  Deste  modo, semelhante aos manuais didáticos, o texto de Russ faz uma apresentação daquilo que seria uma teoria do método em filosofia, fornecendo, inclusive, técnicas de pesquisa e escrita filosóficas. Para tanto, fundamenta-se no pensamento de Descartes, Hegel e, por fim, na teoria retórica. Em Descartes, o método da análise e síntese é evocado como meio para se pensar conceitos filosóficos. Deste modo, o encadeamento lógico torna-se  evidente,  apresentando  o  caráter  demonstrativo  do  texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Piovezan, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: gpiovezan@gmail.com

Referências

RUSS, Jacqueline. Os métodos em filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010. 256p.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

PIOVEZAN, G. RUSS, Jacqueline. Os Metodos em Filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 210. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 393–396, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v27n53a2013-14235. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14235. Acesso em: 3 mar. 2024.