Sobre razão e formação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-702Palavras-chave:
Filosofia, Filosofia da Educação, Teoria CríticaResumo
Abstract: It analyzes the common meaning and legitimacy of the reason idea today in several fields of culture and its relationship with the hegemonic ideas of cultural building. This work also demonstrates that the reason idea now hegemonic is, at the same time, the historical result of impoverishment of concept and the inheritance of an instrumental reason that survives a long time in the history. But, in that way, the own content of building is forced to adapt and to impoverish.
Keywords: Philosophy; Philosophy of Education; Critical Theory.
Resumo: Analisa o significado comum e a legitimidade da ideia de razão em diversos campos da cultura hoje e sua relação com as ideias hegemônicas de formação cultural. Este trabalho também demonstra que a ideia de razão atualmente hegemônica é, ao mesmo tempo, o resultado histórico do empobrecimento do conceito e a herança de uma razão instrumental que sobrevive há muito tempo na história. Mas dessa forma, o próprio conteúdo da formação é coagido a se adaptar e empobrecer.
Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da Educação; Teoria Crítica.
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