Um problema no ensino de ciências
organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967Palavras-chave:
Ensino de ciências, Metodologia do ensino, Experiência pedagógicaResumo
A partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica.
Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture.
Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience.
Downloads
Referências
AEBLI, Hans. Didática psicológica. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1973.
FRACALANZA, Hilário & outros. O ensino de ciências no 1 e grau. São Paulo, Atuai Editora, 1987.
HANNOUN, Hubert. EI niño conquista el medio. Buenos Aires, Editorial Kapelusz, 1977.
PIAGET, Jean. Para onde vaia educação?. Rio de Janeiro, Livraria José Olimpio/ UNESCO, 1975.
PIAGET, Jean. Fazere compreender. São Paulo, Edições Melhoramentos/ Edusp, 1978.
PIAGET, Jean. A tomada de consciência. São Paulo, Edições Melhoramentos/ Edusp, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Décio Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.