EDUCAÇÃO, VERDADE E VALOR: DIÁLOGO COM NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p137a160Palavras-chave:
Educação contemporânea, ConhecimentoResumo
Este artigo sistematiza reflexões sobre alguns dilemas da educação contemporânea, principalmente aqueles que prescindem de um horizonte de verdade e de valor, base fundamental e justificativa para a instauração da escola moderna. Tais reflexões estão ancoradas em textos de Friedrich Nietzsche que discutem a dissolução da metafísica, aqui considerada como um dos elementos de desestabilização do repertório simbólico da instituição escolar. Propõe-se, ao final, a recuperação do ato interpretativo como alternativa ao esvaziamento dos conceitos de verdade e de valor e o reconhecimento do diálogo como lugar privilegiado para a aproximação com a verdade provisória e circunstancial. Palavras-chave: verdade e valor; Nietzsche; educação contemporânea; filosofia da educação.
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Data de registro:30/08/2011
Data de aceite:02/05/2012
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