Notas de uma pedagogia da singularidade

Autores

  • Germano Nogueira Prado Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p425a446

Palavras-chave:

Pedagogia. Singularidade. Democracia.

Resumo

[1] Devo às minhas aulas no Ensino Médio (em especial no Pedro II) e aos anos de universidade a experiência (de pensamento) no horizonte do qual o presente trabalho, ainda tateante, se tornou possível; e devo ao Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia (CEII) e ao Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação (FLE) o pensamento (experimental) em que tal trabalho se enraíza - a ponto de arriscar dizer que, a rigor, trata-se de um trabalho (do) coletivo ou, antes, um trabalho (do/em) comum, como, por sinal, talvez seja qualquer obra que se preze. Last but not least, devo a Camila Prado, professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a ocasião de (experimentar) pensar um texto em que aquela experiência e este pensamento se articulassem, ao me confiar uma fala na V Semana de Filosofia e seu Ensino da UFCA. Denken ist Danken.

*Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Colégio Pedro II.

Apoio: Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia (CEII). Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação (EL).

Notas de uma pedagogia da singularidade

Resumo: O trabalho procura pensar uma pedagogia da singularidade. Ele consta de quatro seções e um adendo. A primeira seção caracteriza o modelo escolar de educação partindo dos conceitos de transmissão, desigualdade e controle e indicando como aí a "universalidade abstrata" do saber não coaduna com uma educação que se quer democrática. A segunda começa com a ideia (comum) de democracia como "governo de todos" e passa pela compreensão do poder nesse regime como de todos e de ninguém (como lugar de qualquer um) para chegar à ideia de singularidade. A terceira descreve da singularidade como fundamento e sentido da democracia. A quarta extrai algumas consequências da ideia de singularidade para a educação, opondo simetricamente comunidade a transmissão, igualdade a desigualdade, risco a controle, "universalidade concreta" do pensamento a "universalidade abstrata" do saber. O adendo esboça a aplicação de uma pedagogia da singularidade nos limites da (sala de) aula.

Palavras-chave: Pedagogia. Singularidade. Democracia.

Notes for a pedagogy of singularity

Abstract: The work aims to think a singularity's pedagogy. It has four sections and one addendum. The first section does a synthetic characterization of the traditional model of education from the concepts of transmission, inequality and control, indicating how the "abstract universality" of knowledge doesn't go with an education that wants to be democratic. The second begins with the (common) idea of democracy as "government of everybody" and pass through the comprehension of the power in a democratic regime as of everybody and nobody (as place of any- and everyone) to arrive at the singularity's idea. The third describes the singularity as ground and sense of democracy. The fourth extracts some consequences from the idea of singularity for the education, opposing community to transmission, equality to inequality, risk to control, "concrete universality" of thought to "abstract universality" of knowledge. The addendum sketches the application of singularity's pedagogy in the class(room)'s limits.

Keywords: Pedagogy. Singularity. Democracy.

Note di una pedagogia della singolarità

Sommario: Il lavoro cerca di pensare una pedagogia della singolarità. Esso c'è quattro sezioni ed un'appendice. La prima sezione caratterizza il modello di educazione della scuola partendo dai concetti di transmissione, disuguaglianza e controllo e indicando come l'"universalità astratta" del sapere presente lì non si accorda con un'educazione che vuol esser democratica. La seconda inizia con l'idea (comune) di democrazia come "governo di tutti" e passando attraverso la comprensione del potere in questo regime come di tutti e di nessuno (como il luogo di qualunque) giunge all'idea di singolarità. La terza descrive la singolarità come fondamento e senso della democrazia. La quarta trae alcune consequenze dell'idea di singolarità per l'educazione, opponendo simmetricamente communità a transmissione, uguaglianza a disuguaglianza, rischio a controllo, "universalità concreta" del pensiero a "universalità astratta" del sapere. L'appendice abbozza un'applicazione di una pedagogia della singolarità nei limiti dell'aula.

Parole chiavi: Pedagogia. Singolarità. Democrazia.

Data de registro: 02/01/2015 

Data de aceite: 31/05/2015

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Publicado

2016-11-08

Como Citar

PRADO, G. N. Notas de uma pedagogia da singularidade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 59, p. 425–446, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p425a446. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28636. Acesso em: 13 nov. 2024.