MACEDO, Lino. Ensaios costrutivistas. São Paulo, Ed. Casa do psicólogo, 1994
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-980Palavras-chave:
Educação, Construtivismo, PolíticaResumo
É comum, em leituras sobre educação, encontrar-se reflexões a partir de perguntas como: "educar para quê?", "educar para quem?". As leituras colocam questionamentos históricos, políticos, ideológicos onde a concepção de luta de classes normalmente está presente. Nesta ótica processa-se uma dicotomia: de um lado as teorias educacionais críticas, de outro as teorias educacionais não críticas, como se fosse possível este nível de precisão conceituai e assim dividí-las "matematicamente". Sobre as teorias não críticas ressaltam-se o "pedagogismo", e o "psicologismo", dão-lhes a pecha de conservadoras ou, na melhor das hipóteses, refonnistas. Quanto às teorias críticas, ressalta-se o caráter revolucionário, porém pela contundência acabam não tendo um "mundo possível" para aplicação. Assim, sua importância circunscreve-se na possibilidade de refletir a realidade educacional. Isto porque a ênfase do processo crítico está principalmente no pensamento por oposição. Em alguns casos há autores que chegam a afirmar que a educação escolar é hoje e o que foi o cristianismo para o período medieval. O que é um exagero crítico. [...]
Palavras-chave: Educação; Construtivismo; Política.
Downloads
Referências
MACEDO, Lino. Ensaios costrutivistas. São Paulo, Ed. Casa do psicólogo, 1994
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Antônio Wilson Pagotti
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.