MACEDO, Lino. Ensaios costrutivistas. São Paulo, Ed. Casa do psicólogo, 1994

Autores

  • Antônio Wilson Pagotti Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-980

Palavras-chave:

Educação, Construtivismo, Política

Resumo

É comum, em leituras sobre educação, encontrar-se reflexões a partir de perguntas como: "educar para quê?", "educar para quem?". As leituras colocam questionamentos históricos, políticos, ideológicos onde a concepção de luta de classes normalmente está presente. Nesta ótica processa-se uma dicotomia: de um lado as teorias educacionais críticas, de outro as teorias educacionais não críticas, como se fosse possível este nível de precisão conceituai e assim dividí-las "matematicamente". Sobre as teorias não críticas ressaltam-se o "pedagogismo", e o "psicologismo", dão-lhes a pecha de conservadoras ou, na melhor das hipóteses, refonnistas. Quanto às teorias críticas, ressalta-se o caráter revolucionário, porém pela contundência acabam não tendo um "mundo possível" para aplicação. Assim, sua importância circunscreve-se na possibilidade de refletir a realidade educacional. Isto porque a ênfase do processo crítico está principalmente no pensamento por oposição. Em alguns casos há autores que chegam a afirmar que a educação escolar é hoje e o que foi o cristianismo para o período medieval. O que é um exagero crítico. [...]

Palavras-chave: Educação; Construtivismo; Política.

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Biografia do Autor

Antônio Wilson Pagotti, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

MACEDO, Lino. Ensaios costrutivistas. São Paulo, Ed. Casa do psicólogo, 1994

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Publicado

2008-10-22

Como Citar

PAGOTTI, A. W. MACEDO, Lino. Ensaios costrutivistas. São Paulo, Ed. Casa do psicólogo, 1994. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 201–205, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-980. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/980. Acesso em: 24 dez. 2024.