Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto:

contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional

Autores

  • Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (Betim) http://orcid.org/0000-0001-9140-2002

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-63576

Palavras-chave:

Álvaro Vieira Pinto, Filosofia da Tecnologia, Ensino Médio Profissional, Filosofia Brasileira

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma análise do processo de fabricação dos conceitos relacionados à técnica e à tecnologia na obra “O conceito de Tecnologia” (Vol. 1) de Álvaro Vieira Pinto. Primeiramente aborda-se os conceitos de máquina e de técnica e o modo como esses conceitos se conectam com o problema do “desenvolvimento” nacional. Em seguida explora-se o problema da ideologização da noção de “era tecnológica” e a relação do conceito de tecnologia com a ideologia dominante. Por fim a partir da metodologia do ensino de filosofia por problemas, propõe caminhos possíveis para a introdução do ensino da filosofia da técnica e da filosofia da tecnologia no ensino médio profissional.

Palavras-chave: Álvaro Vieira Pinto; Filosofia da Tecnologia; Ensino Médio Profissional; Filosofia Brasileira.

 

Thinking about technique and technology with Álvaro Vieira Pinto: contributions to the teaching of philosophy in Technical High School

Abstract: This paper analyzes the conceptualization of techcnique and technology in the book “The Concept of Technology” (Vol.1) of Álvaro Vieira Pinto. The first section focus on the concepts of machine and technique and the connections with the “national developlment problem” in Vieira Pinto work. Then the text explores the ideological treatment of the concept of “Technological Era” and the relationship between technology and dominant ideology. In the end, guided by the methodology of teaching philosophy through problems, the last section proposes some paths to introduce the philosophy of technique and techonology in the practice of teaching Philosophy in the Technical High School.

Key-words: Álvaro Vieira Pinto; Philosophy of Technology; Technical High School; Brazilian Philosophy.

 

Penser la technique et la technologie avec Álvaro Vieira Pinto : contributions à l'enseignement de la philosophie dans l'enseignement technique secondaire

Résumé: Cet article présente une analyse de les méthodes de fabrication de concepts liés à la technique et à la technologie dans l'ouvrage « Le concept de la Technologie » (Vol. 1) d'Álvaro Vieira Pinto. D’abord, les concepts de machine et de technique sont discutés, ainsi que la manière dont ces concepts sont liés au problème du « développement national». Ensuite, les problèmes de l'idéologisation de la notion d'« âge technologique » et de la relation du concept de technologie avec l'idéologie dominante sont explorés. Enfin, à partir de la méthodologie de l'enseignement de la philosophie par problèmes, on propose des pistes possibles pour introduire la philosophie de la technique et la philosophie de la technologie dans l'enseignement secondaire technique.

Mots-clés: Álvaro Vieira Pinto; Philosophie de la Technologie; Enseignement Secondaire Technique; Philosophie Brésilienne.

 

Data de registro: 13/10/2021

Data de aceite: 15/03/2022

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Biografia do Autor

Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (Betim)

Professor do IFMG/Campus Betim. Licenciado em História e Mestre em Educação pela UFMG. Doutor em História Social pela UFRJ. Atua nas áreas de história da educação moral e corporal, história social e cultural da polícia e do crime.

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

Pereira, L. C. S. de A. (2022). Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto:: contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 35(75). https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-63576

Edição

Seção

Artigos