O ensino da filosofia no Brasil

considerações históricas e político-legislativas

Autores

  • Romana Valente Pinho Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p757-771

Palavras-chave:

Ensino, Filosofia, Brasil

Resumo

Resumo: O Ensino da Filosofia no Brasil: Considerações Históricas e Político-Legislativas é um estudo que visa compreender as condições do ensino da Filosofia no Brasil nos dias que correm. Começando com uma análise exaustiva das razões que conduziram a disciplina a ser removida do currículo do Ensino Médio durante quase todo o século XX, ainda que a mesma, curiosamente, tenha começado a ser ensinada no Brasil no século XVI, pretende este estudo discutir as raízes e os propósitos desta questão tão dilemática.

Palavras-chave: Ensino; Filosofia; Brasil.

 

Abstract: Philosophy Education in Brazil: Historical, Political and Legislative Thoughts is a study which focus on understanding the teaching conditions of Philosophy in Brazil nowadays. Starting with a thorough analysis of the reasons that induce the discipline to be removed from high school curriculum while throughout twentieth century, even if, curiously, Philosophy be taught in Brazil since the sixteenth century, this study aims to discuss the roots and purposes of this dilemmatic question.

Keywords: Education; Philosophy; Brazil.

 

Data de registro: 12/04/2013

Data de aceite: 22/01/2014

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Biografia do Autor

Romana Valente Pinho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora na Faculdade de Educação da  Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: romavalente@hotmail.com

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Publicado

2014-09-25

Como Citar

PINHO, R. V. O ensino da filosofia no Brasil: considerações históricas e político-legislativas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 757–771, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p757-771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22472. Acesso em: 22 jul. 2024.