Informações culturais:
refletindo sobre a formação de estudantes de cinco cursos universitários
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-711Palavras-chave:
Formação, Humanista, PráxisResumo
Observando a educação no terceiro grau verifica-se que a preocupação central das escolas e dos estudantes tem sido o dominio técnico e tecnológico. A formação critica e humanista, embora apareça nos objetivos do curso, não tem se realizado como praxis. Partindo destas observações procurou-se verificar a expressão cultural de estudantes. Universitários de: Arquitetura, Jornalismo, Computação, Pedagogia e Serviço Social. Foram abordadas as várias áreas culturais. Os resultados mostram, em sentido geral, baixo desempenho na expressão cultural, o que aponta para a necessidade de um aprofundamento reflexivo sobre o papel da universidade na formação cultural do aluno e levantam questões sobre o profissional do futuro.
ABSTRACT:
Through the analysis of education at the third grade, is noticed that the main concem of schools and students has been the technical and technological domain. The critic and the humanistic formation, although appearing at the course objectives, haven't been realized as it should in practice. Starting from this observation, we tried to verify the cultural expression of university students from: Architecture, Journalism, Computation, Pedagogy and Social Services. Were aborded the cultural areas. The results show that, in general sense, a bad performance at the cultural expression, fact that shows the necessity of a reflexive deepen about the function of university at the cultural formation of the student and raise questions about the professional of the future.
Downloads
Referências
CHAUI, Marilena Cultura e Democracia. São Paulo: Ed. Cortez. 1984.
COSTA, Jurandir. E. A Ética e o Espelho da Cultura, Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1995.
CONY, Carlos. H. A Banalizada Imagem do Sucesso Fabricado. Folha de São Paulo. São Paulo. 3 setembr 1999. caderno 4 p.11.
DIMENSTEIN, Gilberto. Você Confia mais em Horóscopo ou nos Políticos? Folha de São Paulo. São Paulo. 26 setembro 1999. Caderno 3 p. 8.
FOLHATEEN. Quem Passa no Programa de Trainee. Folha de São Paulo. São Paulo. 13 setembro 1999. Caderno 7, p1;6.
GEERTZ, Cliffort. A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1978.
GOFMANN,Ervin. Estigma. Rio de Janeiro: Ed. Zahar. 1978.
LEVI-STRAUS, Claud. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1970.
MERTON, R.K. Social Theory and Social Strcuture. New York: Free Pres. 1975.
PAGOTTI, Antonio, W., PAGOTTI, Sueli. A Cultura Universal e o Estudante de Psicologia. Anais da Segunda Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, Uberlândia. 1996
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Ed. Pioneira, 1967
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Antônio Wilson Pagotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.