Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa

Autores

  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Roberto Valdes Puentes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19

Resumo

*Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU.

"Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).

Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.

Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base epis­temólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.

O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasilei­ras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GE­PEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Longarezi, A. M., & Puentes, R. V. (2016). Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 29(57), 17–19. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19

Edição

Seção

Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa