Currículo nacional:
reflexões necessárias
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-884Palavras-chave:
Reflexão, crítica, filosóficosResumo
Resumo: O texto tem como objetivo apontar alguns elementos para uma reflexão crítica sobre a mudança curricular, no sentido da emergência de um currículo nacional. Em tempos de reorganização das forças conservadoras, a quem e a que serve a reformulação curricular levada a efeito sob a égide da necessidade da melhoria qualitativa da escola?
Palavras-chave: educação; mudança curricular; currículo nacional.
Downloads
Referências
APPLE, Michael. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In: MOREIRA. Antonio Flávio: SILVA- Tomaz Tadeu.(org) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez Editora. 1994.
ARROYO, Miguel. "Poder público e formação de educadores". In: VIII ENDIPE. 1966. Florianópolis. comunicação.
BELO HORIZONTE Secretaria Municipal de Educação. Proposta politicopedagógica. Rede Municipal de Educação. 2 ed. I versão. outubro- 1994.
BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: documento introdutório. Versão preliminar, novembro, 1995.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus Editora. 1994.
FELDMANN- Daniel. "Inovaciones educativas basadas en el curriculum: una visión critica". In: VIII ENDIPE. 1966. Florianópolis, mimeo.
FORQUIN- Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas. 1993.
FRIGOTTO. Gaudêncio. "A formação e profissionalização do professor frente aos novos desafios." In: VIII ENDIPE. 1996. Florianópolis. mimeo.
GARCIA, Regina Leite. "Professoras do Brasil: algozes ou vítimas?" In: VIII ENDIPE. 1996. Florianópolis, mimeo.
GIROUX- Henri. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986
HUBERMAN, A. M. Como se realizam as mudanqas em educaqäo: subsidios para o estudo da inovaqäo. Säo Paulo: Cultrix. 1973
KLEIN. Julie. Interdisciplinarity: history theory, practice. Detroit: Wayne Estate Universitv- 1990.
LENOIR, Yves. "L 'interdisciplinarité dans l'intervention éducative et dans la formation å l'enseignant primaire: réalité et utopie dans un nouveau paradigme. " In: Seminårio sobre APPROCHES INTERDISCIPLINAIRES ET NOUVEAUX PARADIGMES. s/l- 1995. cornumcaqäo.
"L' interdisciplinarité: apperfequ historique de la genese d -un concept" In: CAHIERS DE LA RECHERCHE EN ÉDUCATION. s.l:s.n.. 1,
MCLAREN, Peter. GUTIERREZ, Kris. Global politics and local antagonism: research and practice as dissent and possibility. In: VIll ENDIPE. 1966, Florianöpolis, mimeo.
MOREIRA. Antonio Flåvio. "Os parâmetros curriculares nacionais mais uma vez em questão". In: IV ENCONTRO ESTADUAL PAULISTA SOBRE A FORMACÄO DO EDUCADOR. 1966. Águas de So Pedro- numeo.
SILVA. Tomaz Tadeu (orgs.). Curricula cultura e sociedade. Säo Paulo: Cortez Editora, 1994.
SIEBENEICHLER. Flávio B. Encontros e desencontros no caminho da interdisciplinaridade: G.Gusdorf e J. Habermas. In: REVISTA TB. Rio de Janeiro, 98: 153/180, jul. set. 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.