Gênese do pensamento pedagógico anarquista

Proudhon e os princípios liberais e democráticos

Autores

  • Leila Floresta de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770

Palavras-chave:

Anarquismo, Educação, Visão Libertária, Proudhon

Resumo

Este artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento.

Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon.

 

Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Floresta de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora de Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Referências

DIAZ, Carlos. Manifesto libertario de la enseñanza. Madrid: La Piqueta, 1978. DOMMANGET, Maurice. Los grandes socialistas y la educación. Madri: Frágua, 1972.

GALLO, Silvio Educação anarquista. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1995.

GUÉRIN, Daniel. (Org) Proudhon Porto Alegre: L&PM, 1983.

GURVITCH, Georges. Proudhon. São Paulo: Edições 70, 1990.

LOCKE, John. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. ("Os Pensadores").

LOCKE, John. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1987. ("Os Pensadores").

MANACORDA, Mário A. História da Educação: da antigüidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1992.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. 3ª ed, São Paulo: Ed. Ciências Humanas, 1982

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manuscritos econômicos e filosóficos. Lisboa: Edições 70,1968.

PROUDHON, P. J. Idée generale de la revolution au 19eme Siecle. Paris: Edictions le Monde Libertaire, 1979.

PROUDHON, P. J. La capacidad politica de la clase obrera. Madri: Ediciones Jucar, 1974.

PROUDHON, P. J. Justice et liberté. Paris: Press Universitaire de France, 1977.

PROUDHON, P. J. Sistema de las contradicciones económicas, o filosofia de la miséria. Trad. Francisco Pi Y Margall: Madrid: Ediciones Jucar, 1974.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 4° ed São Paulo: Nova Cultural, 1988. ("os Pensadores").

Emílio. Vol. e II. Portugal: Publicações Europa-América Ltda, 1990.

SEIXAS, Jacy Alves de Mémoire et oubli l'anarchismo et syndicalisme revolutionnaire au Brasil. Paris: Maison des Sciences del Homme, 1992.

VOLTAIRE Textos escolhidos São Paulo: Nova Cultural, 1988. ("Os Pensadores").

Downloads

Publicado

2008-09-04

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. de. Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 141–172, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770. Acesso em: 22 jul. 2024.