O-Q
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (O-Q) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
Ó, Jorge Ramos do
- Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 199 a 231).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010
OAIGEN, Edson Roberto
- A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 159 a 172).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1031
OLIVA, Renato
- O Retorno à Linguagem: Husserl e Merleau-Ponty (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 49 a 56).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1989
- Kant e Freud - metafísica e metapsicologia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 99 a 108).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1949
- Freud e Lacan: do sujeito da representação à cadeia significante (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 75 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1914
OLEARE, Adolfo Miranda
- Da necessária adesão crítico-perspectivista de Nietzsche às ciências (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 333 a 373).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65118
OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de
- Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 30).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62855
OLIVEIRA, Avelino de Rosa
- Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 559 a 578).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13801
OLIVEIRA, Dalila Andrade
- A política educacional brasileira: entre a eficiência e a inclusão democrática. (v.28 n. Especial 2014 p. 225 a 243).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24611
OLIVEIRA, Damião Bezerra
- Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 643 a 647)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175
OLIVEIRA, Elói Maia de
- Pode o mestre ensinar algo através da fala? uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino (v.35 n.73 jan./abr. 23 a 47).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56732
OLIVEIRA, Elsa Guimarães
- A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933
OLIVEIRA, Ester Castro de
- LOPES, Antônio Osima et alii; coordenadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1988 (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 196).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1961
OLIVEIRA, Fernando Antonio Leite de
- Algumas reflexões sobre o sistema de avaliação (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 77 a 80).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1993
- Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1909
- A influência do fator afetivo nas relações pedagógicas em períodos noturnos de escolas públicas (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 35 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1151
OLIVEIRA, Fernando Bonadia de
- A continuação do direito natural, a continuação da guerra e o papel das universidades em Espinosa e Foucault (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 63 a 87).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/911
OLIVEIRA, Guilherme Saramago de
- Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17695
OLIVEIRA, Hélio Ázara de
- Resenha: Como nasce o novo (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1695 a 1701) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50122
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de
- Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 79 a 109).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58772
OLIVEIRA, Jelson Roberto de
- O homo faber, de usuário de ferramentas a objeto tecnológico. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 331 a 351).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26952
OLIVEIRA, José Carlos de Souza
- Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/issue/view/83
OLIVEIRA, Leila Floresta de
- Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 141 a 172).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770
OLIVEIRA, Lenôra de
- A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795
OLIVEIRA, Leunice Martins de
- A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795
OLIVEIRA, Lúcia Helena Moreira de Medeiros
- Colégio Santa Teresa: um estudo a respeito do ensino confessional em Ituiutaba, Triângulo Mineiro, MG (1939-1942) (v. 18 n. Especial 2004 p. 105 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223
OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de
- Currículo nacional: reflexões necessárias (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 25 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/884
OLIVEIRA, Marília Villela de
- Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 7 a 20).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/761
OLIVEIRA, Odisséa Boaventura
- Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 491 a 515) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826
OLIVEIRA, Renata Cristiane Romanini de
- CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14411
OLIVEIRA, Sebastião José de
- A criação e a consolidação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino em Uberaba, Minas Gerais: uma experiência singular da congregação dominicana no Brasil (1948-1961) (v. 18 n. Especial 2004 p. 131 a 150).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11224
OLIVEIRA, Sirlene de Castro
- As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2167
- Ensino laico e religioso na ótica da imprensa uberabense (1924-1934) (v. 18 n. Especial 2004 p. 223 a 236).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11229
OLIVEIRA, Tamiris Souza de
- Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 695 a 726)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874
OLIVEIRA, Terezinha
- Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 73 a 90).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7414
- Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 752 a 743).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23786
- A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 779 a 811)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58994
OLIVEIRA, Thabata Franco de
- Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 137 a 160).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13598
OLIVEIRA, Valéria Ochoa
- As condições de ensino da educação artística nas escolas estaduais de 1º Grau (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 15 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1132
OLIVEIRA, Wanderley Cardoso de
- Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1397 a 1418)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995
OLIVEIRA, Wesley Felipe de
- A relação entre imaginação, moralidade, política e literatura: uma análise a partir de Adam Smith e Martha Nussbaum (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 159 a 196).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54851
OLIVIER, Alain Patrick
- Identity and Difference in a post-dialectical Theory: on Theodor W. Adorno's Paris Lectures (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1351 a 1360)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37027
OMELCZUK, Fernanda Walter
- Cinema no abrigo: encontros, gestos e acontecimento (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1235 a 1252)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53256
ORLANDO, Evelyn de Almeida
- Apresentação e organização do Dossiê Arquivos e fontes para a história da educação católica. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 17 a 22).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35711
- Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro A pedagogia do catecismo do padre Álvaro Negromonte. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 81 a 106).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32302
ORRÚ, Silvia Ester
- Possibilidades de (re)inventar a inclusão para os aprendizes do século XXI: contribuições da Filosofia da diferença de Gilles Deleuze (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1127 a 1158) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33115
- A diferença como valor humano: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da Inclusão (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 727 a 764) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50642
- “Não queremos inclusivismos”: um ensaio (des)inspirado no discurso do Ministro da Educação brasileira (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63340
PACHECO, Décio
- Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 63 a 82).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967
PADILHA, Sandra Y. Brito
- Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/419
PAGANO, Ana
- La política educativa oficial y la exclusión socioeducativa en Argentina (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 141 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/867
PAGLIACCI, Donatella
- Educare a vivere nella Città di Dio (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 243 a 264) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37972
PAGNI, Pedro Ângelo
- Dimensão estética, linguagem e comunicação na experiência educativa: divergências entre Dewey e Adorno (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 169 a 188).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2193
- Filosofia da educação no Brasil: concepções, impasses e desafios para a sua constituição como campo de pesquisa e o seu ensino nas duas últimas décadas (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 773 a 808).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22469
- A deficiência em sua radicalidade ontológica e suas implicações éticas para as políticas de inclusão escolar (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1443 a 1474) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36723
- Apresentação do Dossiê Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis: potência da vida na educação (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 511 a 525) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58349
- Entre o governo das diferenças e o ingovernável dos corpos: possibilidades de resistências em educação (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 563 a 590)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51970
- Apresentação do Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: Entre a arte a política (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 23 a 30) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59227
PAGOTTI, Antonio Wilson
- O fracasso escolar. Uma aproximação cognitivista (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 63 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1945
- Observando o processo de aprendizagem escolar (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 89 a 98).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1058
- MACEDO, Lino. Ensaios construtivistas. São Paulo, Ed. Casa do Psicólogo, 1994 (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 201 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/980
- Informações culturais: refletindo sobre a formação de estudantes de cinco cursos universitários (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 11 a 26).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/711
PAIM, Elison Antonio
- CARVALHO, José Mauricio de. Filosofia e psicologia, o pensamento fenomenológico existencial de Karl Jaspers. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 2006. 265 p. (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 189 a 192).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/917
- CARVALHO, José Maurício de. O homem e a Filosofia. Pequenas meditações sobre existência e cultura. 2º edição. Porto Alegre: PUCRS, 2007. 236 p. (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 291 a 294).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2169
- Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1229 a 1253)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40152
PAIVA, José Maria de
- Universidade e sociedade: apontamentos para debate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 281 a 286).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/897
- Educação (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 269 a 288).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13346
PAIVA, Maria Olímpia A. de
- Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 145 a 168).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2192
- Ambiente da sala de aula: um estudo de caso (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 17 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13333
- A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205
PAIVA, Núbia Silvia Guimarães
- BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/580
PAIVA, Pedro Henrique
- DUARTE, Rodrigo. Adorno/Horkheimer e A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. 68 p. (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 285 – 291).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/619
PAIVA, Wilson Alves de
- A religião de Rousseau. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 395 a 421).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17961
PALACIOS, Jose Gonzalo Armijos
- Perguntas autoritárias: a questão do método, as monografias e o filosofar (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 101 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1969
PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz
- Dilemas da relação teoria/prática na construção do currículo educacional (v.26 n. Especial 2012 p. 357 a 382).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17702
PALMA, Alexandre
- Crítica à panaceia pedagógico-desportiva (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 169 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15184
PALPACELLI, Lucia
- I diversi approcci metodologici nell’opera Fisica di Aristotele (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 101 a 164).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2177
- Le passioni nel De anima, un esito estremo del pollachōs (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 675 a 698).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21660
- L'Eutidemo di Platone: un invito alla filosofia e alla virtù. Un dialogo protrettico sulla protrettica (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 865 a 908)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37900
PASCHOAL, Stéfano
- O quinto elemento no De Philosophia de Aristóteles um reexame crítico (v.35 n.73 jan/abr. 2021 p. 481 a 520).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56145
- Obituário: Jakob Hans Josef Schneider (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 5).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64240
PASTORIZA, Bruno dos Santos
- Conceitos para uma arquitetura das representações escolares (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 683 a 710).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517
PAULA, Marcio Gimenes de
- Entre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de Kierkegaard (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 161 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14082
PAULA-NAVES, Marisa Lomônaco
- Estudo sobre a relação entre a reversibilidade de pensamento e a conceitualização da língua escrita na criança (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p.218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1090
PAYNE, Kai E.
- Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/892
PEDROSA, José Geraldo
- CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p.(v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14411
- Anísio Teixeira e Richard Morse Triangulações inversas entre Iberismo, Brasil e Anglo-Americanismo (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 403 a 442).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63687
PEIXOTO, Adão José
- CALDEIRA, Alejandro Serrano. Filosofia e crise: pela filosofia Latino America. Petrópolis, Vozes, 1984. (v.4 n.8 jan./jun. 1990 p.173-176).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1276
PELLANDA, Nize Maria Campos
- Formação de educadores na perspectiva da complexidade: autonarrativas e autoconstituição (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 225 a 243).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23563
PENA, Alexandra Coelho
- Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 751 a 781) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32727
PENNA, Luciana Artacho
- O estilo do ofício (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 111 a 124).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1118
PEREIRA, Anderson Carvalho
- Os discursos da Educação em "slogans" do cotidiano e nos pactos governamentais (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 565 a 592)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34880
PEREIRA, Bianca Vilhena C.
- O anthropos de Protágoras: do singular ao comum (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 27).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62366
PEREIRA, José Joaquim
- A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13337
PEREIRA, Lucas Carvalho Soares de Aguiar
- Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto: contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 29).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63576
PEREIRA, Maria Simone Ferraz
- KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação. O mestre do impossível. São Paulo, Scipione, 1989-103p. il (Pensamento e ação no magistério, 14 Mestres da educação) (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 127).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1063
PEREIRA, Nilton Mullet
- Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1229 a 1253)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40152
PERENCINI, Tiago Brentam
- Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 685 a 720)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51969
PEREZ, Daniel Omar
- A relação entre a teoria do juízo e natureza humana em Kant. (v.27 n. Especial 2013 p. 233 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22778
PÉREZ, Teresa González
- Pedro de Betancurt, pedagogo y maestro en Guatemala. Un proyecto educativo popular en el siglo XVII (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 161 a 182).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/915
- Modelos de escolarización: trayectoria histórica de la educación especial. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 691 a 716).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13373
PERINE, Marcelo
- O Filebo de Platão e as doutrinas não escritas. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 149 a 171).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13340
PERIUS, Oneide
- O lugar da teologia paulina no pensamento de Giorgio Agamben (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p.559 a 586).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64867
PETARNELLA, Leandro
- Educação, psicastenia e intelectualidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 539 a 558).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14367
PETRY, Cleriston
- A solidão em tempos sombrios proposições pedagógico-educacionais para um mundo fora dos eixos (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56176
PETRY, Franciele Bete
- Experiência e formação em Theodor W. Adorno (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 455 a 488).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24888
PEZZATO, João Pedro
- Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257
PFEIFFER, Dietmar K.
- Desenvolvimento da Pesquisa sobre a América Latina na Alemanha (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 41 a 50).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1243
- Problemas práticos e metodológicos da pesquisa quantitativa (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 149 a 160).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1162
- POSITIONEN LATEINAMERIKAS. Gustavo Gutiérrez, Mario Bunge, Enrique Dussel, Leopoldo Zea u.a. Herausgegeben von Raúl Fornet-Betancourt unter Mitwirkng von Alfredo Gomez-Müller (1988). Frankfurt: Marerialis Verlag, 146p. (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 209).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1168
PICHLER, Nadir Antonio
- Educação moral no Encheirídion de Epicteto. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 221 a 232).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614
PIERRE, Héctor Luis Saint
- Algumas considerações sobe a explicação na história da ciência (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 07 a 18).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1222
PIMENTA, Olavo Calábria
- Apresentação (Orgs.) Dossiê: Immanuel Kant (v.27 n. Especial 2013, p. 163 a 166).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23146
- Da relação entre os graus de conhecimento e as capacidades de representação em Kant (v.27 n. Especial 2013 p. 281 a 302).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22850
PINA, Maria da Graça Gomes de
- A “orfandade” da filosofia – funções e uso da imagem na República (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 373 a 386).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8086
PINHEIRO, Elimar
- A liberdade, como a paz, não é branca (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 69 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1230
PINHEIRO, Ulysses
- As aporias da didática em Deleuze e Spinoza (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 263 a 283).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23054
PINHEIRO, Víctor Moita
- O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63135
PINHO, Amon
- Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo (1928-1933) (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 607 a 678) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53262
PINHO, Romana Isabel Brázio Valente
- O ensino da filosofia no Brasil: considerações históricas e político-legislativas. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 757 a 771).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22472
- Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 483 a danelo487) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59345
- O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 581 a 606)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675
PINO, Mauro Augusto Burkert Del
- Novas tecnologias, educação e exploração: o que mudou? (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 99 a 118).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1074
PIOVEZAN, Gustavo
- RUSS, Jacqueline. Os métodos em filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010. 256p. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 393 a 396).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14235
- Apontamentos retóricos sobre o conceito de oração em Teresa d'Ávila: rumo a uma pedagogia mística. (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 23).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59384
PIRES, Arthur Freire Simões
- Nos degraus do cadafalso resenha de Reflexões sobre a guilhotina, de Albert Camus (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 587 a 595).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65205
PIRES, Dario Xavier
- Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica um diálogo de convergências? (v.35 n.73 jan./abr.2021 p. 299 a 338).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53769
PIRES, Luiz Gonzaga Barbosa
- Educador: uma opção, acima de tudo, vocacional (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 163 a 166).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1274
PISETTA, Écio Elvis
- Delimitação da análise existencial da morte (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 81 a 109).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/243
- Sobre existência, morte e antecipação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 229 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2181
PITANO, Sandro de Castro
- Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 959 a 984)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894
PITT, Eduardo Antônio
- A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1339 a 1377) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53704
PIZA, Suze Oliveira
- O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 985 a 1009)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32995
PIZZI, Laura Cristina Vieira
- A organização do trabalho escolar e os especialistas da educação (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 217).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1089
- Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 77 a 86).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025
- A organização do trabalho escolar e os especialistas da educação (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 17 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1089
- A politecnia no Brasil: história e trajetória política (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 117 a 149).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/670
POKORSKI, Juliana de Oliveira
- Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo (v.29 n. Especial 2015 p. 355 a 373).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988
POLICARPO JÚNIOR, José
- Sobre razão e formação (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 165 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/702
- Indivíduo e racionalidade na cultura pós-moderna, uma discussão segundo Gramsci e Adorno (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 93 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/683
POMPEU, Celso Baccarin
- Algumas reflexões sobre o ensino (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 81 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073
- Algumas reflexões sobre o ensino (II) (v.2 n.4 jan./jun. 1988p. 153 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1954
PONTIN, Fabrício
- The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 375 a 401)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50382
PONTIN, Vivian Marina Redi
- das escritas, dos corpos. afetos e entretempos (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1559 a 1569) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40673
PORTILHO, Maria Sibele Brasiliense
- Extensão rural: o fio e a trama na construção da representação social do pequeno produtor. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 299).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/816
- Extensão rural: história e prática educativa informal (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 129 a 140).
POVILUS, Judith
- “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32303
PRADO, Adonia Antunes
- Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945) (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 09 a 22).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/693
PRADO, Germano Nogueira
- Notas de uma pedagogia da singularidade. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 425 a 446).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28636
PRAIS, Maria de Lourdes M.
- Um texto em questão (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 235 a 240).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1929
- A escola entendida como sistema social e o papel da supervisão (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 207 a 214).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1125
PRESTES, Maria de Lourdes Almada
- Interdisciplinariedade: um conceito ainda mal definido (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 61 a 68).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991
- O enfoque holístico do currículo e o novo papel do professor (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 49 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1944
- A pesquisa qualitativa na educação (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 91 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1869
PRESTES, Nadja Mara Hermann
- A educação, a razão e a autonomia (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 61 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1113
PRETTE, Almir Del
- Psicologia, identidade social e cidadania: o espaço da educação e dos movimentos sociais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 203 a 224).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/933
PRETTE, Zilda A. P. Del
- Psicologia, identidade social e cidadania: o espaço da educação e dos movimentos sociais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 203 a 224).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/933
PRICLADNITZKY, Pedro Falcão
- Remarks on the Structure of the Recherche de la Verité: The Role of Vision in God (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 705 a 725)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54427
PRÍNCIPE, João
- As fontes da pedagogia trabalhista de António Sérgio (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 783 a 815) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51212
PUCCI, Bruno
- Sentido (s) da filosofia hoje (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/734
- E a razão se fez máquina e permanece entre nós (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 71 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/297
- As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7420
PUENTES, Roberto Valdés
- Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/419
- Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 273 a 298).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7971
- Apresentação do Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 17 a 19).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605
- O estado da arte sobre didática no Brasil (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 175 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28286
QUADROS, Elton Moreira
- PINTO, Paulo Roberto Margutti. História da filosofia do Brasil (1500-hoje): 1ª parte: o período colonial (1500-1822). São Paulo: Edições Loyola, 2013, 377 p. (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 901 a 904).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26264
QUEIRÓS, Wellington Pereira de
- Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica um diálogo de convergências? (v.35 n.73 jan./abr.2021 p. 299 a 338).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53769