A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO
JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11231Palavras-chave:
Brasil império, Educação, Pedagogia de formaçãoResumo
Introdução – Em novembro de 2000 tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente Selma de Mattos, do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este contato somava-se ao conhecimento de seu texto Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil (Mattos, 1998). Texto este que sintetizava os resultados alcançados em pesquisa realizada no âmbito do mestrado defendido pela autora no IESAE-FGV, em 1992, sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Baia Horta. Porém dado o limite de páginas, o texto de 1998 não tornava pública a riqueza de ideias contidas no texto da dissertação.
Desse modo, causou-me satisfação saber que o texto integral da dissertação defendida por Selma Rinaldi Mattos encontrava-se disponível por meio da publicação da obra O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo, pela Access Editora, em 2000. Adquiri o livro que devidamente autografado tornar-se-ia, em breve, objeto de leitura dedicada dada minha vinculação com a pesquisa e o ensino da História da Educação. Agregou-se a esse interesse pessoal o aceite de sugestão muito em vinda de Ana Chystina Venancio Mignot, da Universidade Estatual do Rio de Janeiro, para que eu procedesse à resenha da obra então lançada, o que torno público a partir de agora. [...]
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe M. F. (1990) Pátria, Civilização e Trabalho: O Ensino de História nas Escolas Paulistas (1917- 1939). São Paulo. Loyola. 1990.
_______. (1992) Livro Didático e Conhecimento Histórico (Tese de Doutorado). Paulo. FAE/USP. 1993.
CARVALHO (a). Anelise M. M. (1992) Pregadores de Ideias, Animadores de Vontades: livros didáticos, nos anos 1930-1940. Dissertação de Mestrado. São Paulo. PUC-SP. 1992.
CARVALHO (b) Lídia 1. (1991) A Distribuição e Circulação de Livros nas Escolas Paulistas. (Dissertação de Mestrado). São Paulo. 199 1
CHERVEL, André. (1990) História das Disciplinas Escolares. Teoria e Educação, Monica Porto 2, 177-229,
GATTI JR. Décio. (1998) Livro Didático e Ensino de História: dos anos sessenta aos nossos dias. Tese de Doutorado. PUC-SP, 1998,
MATTOS, Selma Rinaldi de, (1998) Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil. In: (Org.) MATTOS, Ilmar Rohloff de. História do Ensino da História no Brasil. Rio de Janeiro- Access. 1998.
_______. (2000) O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo. (Coleção Aprendizado do Brasil: l) Rio de Janeiro, Access. 2000.
_______. (2001) A História do Ensino de História do Brasil através dos Manuais Didáticos de Abreu e Lima e Joaquim Manuel de Macedo. XII JORNADAS ARGENTINAS DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN. Anais. CD-ROM, 2001,
_______. (2002) Estado, Nação e Etnia na Construção do Estado Imperial através do Compèndio de História do Brasil de José Inácio de Abreu e Lima. II CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Anais, CDROM. 2002
SANTOS, Luciola L, C. P, dos. (1990) História das disciplinas escolares. Teoria da Educação. Pannonicaa Porto Alegre. no. 2. 1990. p.21-29-
SOARES, Magda Becker. (1996). Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica. Belo Horizonte. 2 (12) 54-63. nov-/dez- 1996.
www.accesseditora.com.br (Acessado em 10 de julho de 2004)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.