Cooperativismo de ensino
um estudo de caso
Palavras-chave:
Educação, Cooperativismo, Materialismo HistóricoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a estrutura e o funcionamento da Cooperativa de Ensino de Rio Verde Ltda - COOPEN - implantada na cidade de Rio Verde, Estado de Goiás. É, portanto, um estudo de caso inserido na História da Educação Brasileira recente e ligado ao Sistema Cooperativista Nacional.
A pesquisa foi dividida visando dois aspectos que se interpenetram: 1) o que caracteriza a COOPEN como empresa cooperativa, inserida no sistema cooperativista e na economia brasileira de mercado e 2) que caracteriza a COOPEN como escola. Neste ponto foram considerados os aspectos a) administrativos e b) pedagógicos do Colégio São Tomé, mantido pela COOPEN.
Como embasamento teórico para a pesquisa e dissertação, o autor lança mão do materialismo dialético, base epistemológica da tendência pedagógica histórico-crítica, adotada como instrumental teórico no estudo do aspecto pedagógico na Cooperativa.
Para analisar a corrente pedagógica presente na COOPEN, por exemplo, assume-se o referencial da classificação das tendências e correntes pedagógicas brasileiras feita por J. C. Libâneo (1986), a partir de D. Saviani (1985).
Respeitando a unidade metodológica, com base no materialismo histórico, igual tratamento foi dado à pesquisa e análise dos aspectos administrativos e econômicos da Cooperativa. [...]
Palavras-chave: Educação; Cooperativismo; Materialismo histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Alexandre Avelino Giffone Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.