Cooperativismo de ensino

um estudo de caso

Autores

  • Alexandre Avelino Giffone Júnior

Palavras-chave:

Educação, Cooperativismo, Materialismo Histórico

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a estrutura e o funcionamento da Cooperativa de Ensino de Rio Verde Ltda - COOPEN - implantada na cidade de Rio Verde, Estado de Goiás. É, portanto, um estudo de caso inserido na História da Educação Brasileira recente e ligado ao Sistema Cooperativista Nacional.

A pesquisa foi dividida visando dois aspectos que se interpenetram: 1) o que caracteriza a COOPEN como empresa cooperativa, inserida no sistema cooperativista e na economia brasileira de mercado e 2) que caracteriza a COOPEN como escola. Neste ponto foram considerados os aspectos a) administrativos e b) pedagógicos do Colégio São Tomé, mantido pela COOPEN.

Como embasamento teórico para a pesquisa e dissertação, o autor lança mão do materialismo dialético, base epistemológica da tendência pedagógica histórico-crítica, adotada como instrumental teórico no estudo do aspecto pedagógico na Cooperativa.

Para analisar a corrente pedagógica presente na COOPEN, por exemplo, assume-se o referencial da classificação das tendências e correntes pedagógicas brasileiras feita por J. C. Libâneo (1986), a partir de D. Saviani (1985).

Respeitando a unidade metodológica, com base no materialismo histórico, igual tratamento foi dado à pesquisa e análise dos aspectos administrativos e econômicos da Cooperativa. [...]

Palavras-chave: Educação; Cooperativismo; Materialismo histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

JÚNIOR, A. A. G. Cooperativismo de ensino: um estudo de caso. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 288, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/949. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações