A formação de professores

seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.

Autores

  • Bernardete Gatti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Profissionais da educação

Resumo

Muito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...]

Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardete Gatti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Estágio supervisionado em prática de ensino: relevância para a formação ou mera atividade curricular? Revista da ANDE. Associação Nacional de Educação/Cortez: São Paulo, v. 13, n.20, p.39-42, 1994.

_____. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas/Cortez: São Paulo, n.93, p.22-31, mai. 1995.

_____. Prática de ensino na formação de professores: as concepções pedagógicas nas duas últimas décadas (1970-1990). Tecnologia Educacional. ABT, Rio de Janeiro, v.22, n. 112, p.3-10, maio/jun. 1993.

ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. 103p. (Questões da nossa época, 1).

ANDRE, Marli E.D.A. de. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, Autores Associados/Fcc, n. 113, jul. 2001, p.51-64. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003

_____. Formação de professores no Brasil: 1990 - 1998. Brasília: MEC/ INEP/COMPED, 2002, 364 p.

BUENO, Belmira O., CATANI, Denice b, SOUZA, Cynthia P. (orgs.) A Vida e o oficio dos professores: formação continua, autobiografia e pesquisa em colaboração. S. Paulo: Escrituras, 1998, 169 p.

BICUDO, Maria Aparecida V., SILVA JR, Celestino A. (orgs). Formação do educador e avaliação educacional: 4 vols, Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Águas de S. Pedro, 1999.

BRZFZINSKI, Iria. A Formação do profissional da escola. Revista da ANDE. Associação Nacional de Educação/Cortez: São Paulo, v. 13, n.20, p. 21-9, 1994.

BUFFA, NOSELLA, P. Formação de Professores de r a 40 séries: (Escola Normal e Pedagogia). In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMACÄO DE EDUCADORES, 3, 1994. Águas de São Pedro, Anais. São Paulo: UNESP, 1994.

CASTRO, FIDEL. Discurso pronunciado no ato de inauguração da Escuela Experimental <

CEDES. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES,v.22, n.74, 2001.

FRANCHI, Eglê Pontes (org.). A Causa dos professores. São Paulo: Papirus, 1995. 169 p. (Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). GARCIA, Regina L. (org). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. S. PauIo: Cortez, 1996, 240 p.

GATTI, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa Editora Autores Associados/FCC, n. 113, jul 2001, p. 65-82. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200004

_____. Formação de Professores e Carreira: Problemas e Movimentos de Renovação, Ed. Autores Associados, Campinas, 2000, 2a ed.

_____. A Formação dos docentes: o confronto necessário professor X academia. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, Cortez, n.81, p. 70-4, maio 1992.

GAT TI, Bernardete ESPOSITO, Yara Lúcia; SILVA, Teresa Roserlev N. da. Características de professores(as) de 1° grau no Brasil: perfil e expectativas. Educação e Sociedade. CEDES/ Papirus: Campinas/SP, v.15, n. 48, p. 248-60, ago. 1994.

GERALDI, Corinta M.G., FIORENTINI, Dari, PEREIRA, Elizabete M. A (orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 2000, 335 p.

LINHARES, Célia F. S., NUNES, Clarice. Trajetórias de magistério: memórias e lutas pela reinvenção da escola pública. Rio de Janeiro: Quartet, 2000, 116 p.

MARANHÃO, Maria Tereza Dutra. Uma alternativa de formação de professores para o ensino infantil fundamental. Natal: SECD/IFP, 1996. 55 p.

MEDIANO, Zélia D. (coord.). Revitalização da escola normal. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1996. 72 p.

MINTO, César Augusto. Reinventar a licenciatura. Revista da ANDE. Associação Nacional de Educação/ Cortez: São Paulo, v.14, n.21, p. 17-26, 1995.

MIZUKAMI, Maria da Graça N., REALI, Aline M. M. R. (org.). For mação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Paulo: EDUFSCAR, 2002, 350 p.

_____. Pesquisa colaborativa e produção de conhecimento sobre desenvolvimento profissional de professores. Pro-Posições. Campinas: UNICAMP, v. 11, n.31, p. 5-24, mar. 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1994. 200 p.

_____. A (nova) proposta para Habilitação do Magistério de 2 0 grau no Estado de São Paulo. Brasília: INEP/MEC, 1994 (Antecipação).

_____. O Estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas/ Cortez: São Paulo, n. 94, p. 58-73, ago. 1995.

SOUZA, Donaldo Bello de, FERREIRA, Rodolfo (org.). Bacharel ou Professor? Quartet, Rio de Janeiro, 2000, 160 p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. As disciplinas de curso estão integradas? IV Circuito Prograd, 1996.

_____. Textos geradores e resumos. IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Águas de São Pedro, 1996.

UTSUMI, Miriam Cardoso (org.). Entrelaçando saberes: contribuições para a formação de professores e as práticas escolares. Florianópolis: Insular, 2002. 200 p.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

GATTI, B. A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 241–252, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações