A formação de professores
seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Profissionais da educaçãoResumo
Muito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...]
Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Estágio supervisionado em prática de ensino: relevância para a formação ou mera atividade curricular? Revista da ANDE. Associação Nacional de Educação/Cortez: São Paulo, v. 13, n.20, p.39-42, 1994.
_____. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas/Cortez: São Paulo, n.93, p.22-31, mai. 1995.
_____. Prática de ensino na formação de professores: as concepções pedagógicas nas duas últimas décadas (1970-1990). Tecnologia Educacional. ABT, Rio de Janeiro, v.22, n. 112, p.3-10, maio/jun. 1993.
ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. 103p. (Questões da nossa época, 1).
ANDRE, Marli E.D.A. de. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, Autores Associados/Fcc, n. 113, jul. 2001, p.51-64. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003
_____. Formação de professores no Brasil: 1990 - 1998. Brasília: MEC/ INEP/COMPED, 2002, 364 p.
BUENO, Belmira O., CATANI, Denice b, SOUZA, Cynthia P. (orgs.) A Vida e o oficio dos professores: formação continua, autobiografia e pesquisa em colaboração. S. Paulo: Escrituras, 1998, 169 p.
BICUDO, Maria Aparecida V., SILVA JR, Celestino A. (orgs). Formação do educador e avaliação educacional: 4 vols, Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Águas de S. Pedro, 1999.
BRZFZINSKI, Iria. A Formação do profissional da escola. Revista da ANDE. Associação Nacional de Educação/Cortez: São Paulo, v. 13, n.20, p. 21-9, 1994.
BUFFA, NOSELLA, P. Formação de Professores de r a 40 séries: (Escola Normal e Pedagogia). In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMACÄO DE EDUCADORES, 3, 1994. Águas de São Pedro, Anais. São Paulo: UNESP, 1994.
CASTRO, FIDEL. Discurso pronunciado no ato de inauguração da Escuela Experimental <
CEDES. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES,v.22, n.74, 2001.
FRANCHI, Eglê Pontes (org.). A Causa dos professores. São Paulo: Papirus, 1995. 169 p. (Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). GARCIA, Regina L. (org). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. S. PauIo: Cortez, 1996, 240 p.
GATTI, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa Editora Autores Associados/FCC, n. 113, jul 2001, p. 65-82. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200004
_____. Formação de Professores e Carreira: Problemas e Movimentos de Renovação, Ed. Autores Associados, Campinas, 2000, 2a ed.
_____. A Formação dos docentes: o confronto necessário professor X academia. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, Cortez, n.81, p. 70-4, maio 1992.
GAT TI, Bernardete ESPOSITO, Yara Lúcia; SILVA, Teresa Roserlev N. da. Características de professores(as) de 1° grau no Brasil: perfil e expectativas. Educação e Sociedade. CEDES/ Papirus: Campinas/SP, v.15, n. 48, p. 248-60, ago. 1994.
GERALDI, Corinta M.G., FIORENTINI, Dari, PEREIRA, Elizabete M. A (orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 2000, 335 p.
LINHARES, Célia F. S., NUNES, Clarice. Trajetórias de magistério: memórias e lutas pela reinvenção da escola pública. Rio de Janeiro: Quartet, 2000, 116 p.
MARANHÃO, Maria Tereza Dutra. Uma alternativa de formação de professores para o ensino infantil fundamental. Natal: SECD/IFP, 1996. 55 p.
MEDIANO, Zélia D. (coord.). Revitalização da escola normal. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1996. 72 p.
MINTO, César Augusto. Reinventar a licenciatura. Revista da ANDE. Associação Nacional de Educação/ Cortez: São Paulo, v.14, n.21, p. 17-26, 1995.
MIZUKAMI, Maria da Graça N., REALI, Aline M. M. R. (org.). For mação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Paulo: EDUFSCAR, 2002, 350 p.
_____. Pesquisa colaborativa e produção de conhecimento sobre desenvolvimento profissional de professores. Pro-Posições. Campinas: UNICAMP, v. 11, n.31, p. 5-24, mar. 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1994. 200 p.
_____. A (nova) proposta para Habilitação do Magistério de 2 0 grau no Estado de São Paulo. Brasília: INEP/MEC, 1994 (Antecipação).
_____. O Estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas/ Cortez: São Paulo, n. 94, p. 58-73, ago. 1995.
SOUZA, Donaldo Bello de, FERREIRA, Rodolfo (org.). Bacharel ou Professor? Quartet, Rio de Janeiro, 2000, 160 p.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. As disciplinas de curso estão integradas? IV Circuito Prograd, 1996.
_____. Textos geradores e resumos. IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Águas de São Pedro, 1996.
UTSUMI, Miriam Cardoso (org.). Entrelaçando saberes: contribuições para a formação de professores e as práticas escolares. Florianópolis: Insular, 2002. 200 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Bernadete Gatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.