A formação de professores

seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.

Autores

  • Bernardete Gatti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Profissionais da educação

Resumo

Muito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...]

Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Bernardete Gatti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

GATTI, B. A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 241–252, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

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