CACCIATORE, Giuseppe. L' etica dello storicismo. Lecce: Milella edizione, 2000.

Autores

  • Humberto Aparecido de Oliveira Guido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-634

Palavras-chave:

Filosofia, Giuseppe Cacciatore, Vico

Resumo

Giuseppe Cacciatore exerce o cargo de Diretor do Centro di Studi Vichiani desde 1994, além de coordenar as diversas atividades do centro napolitano, Cacciatore consegue dar prosseguimento a sua profícua atividade de pesquisador, não apenas de Vico, mas também de problemas relacionados com a história da filosofia e a é tica. Este livro reúne alguns trabalhos dedicados ao debate do historicismo moderno e contemporâneo.

O livro é dividido em duas partes temáticas, a primeira apresenta a abordagem original do autor sobre os temas da ética e do historicismo, o que confere à primeira parte um perfil teórico e metodológico para discussão da filosofia pe das ciências humanas nos útimos três séculos, indo de Vico a Dilthey, para em seguida, o autor manifestar a sua gratidão intelectual aos seus mestres Giuseppe capograssi e Pietro Piovani, este último foi o fundador do Centro di Studi Vichiani de Nápoles.

A segunda parte do livro está inserida na perspectiva da ética aplicada à fundamentação da esfera da vida prática, nos capítulos desta unidade do livro são percorridos os temas atuais do debate acadêmico: bioética, direitos humanos, morte, entre outros. É notável nesta parte o rigor e a fundamentação filosófica empregada na elaboração dos capítulos, o que oferece um texto sério e crítico frente aos problemas centrais da sociedade contemporânea. [...]

Palavras-chave: Filosofia; Giuseppe Cacciatore; Vico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Aparecido de Oliveira Guido, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia – FAFCS / UFU.

Downloads

Publicado

2008-07-17

Como Citar

GUIDO, H. A. de O. CACCIATORE, Giuseppe. L’ etica dello storicismo. Lecce: Milella edizione, 2000. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 33, p. 211–214, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-634. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/634. Acesso em: 6 jan. 2025.