Fernando de Azevedo

marcos conservadores de uma ação reformista

Autores

  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-924

Palavras-chave:

Educação, Política, Educação no Brasil

Resumo

Este artigo ocupa-se da analise da ação político-educacional de Fernando de Azevedo, importante protagonista do movimento dos “pioneiros da educação nova”, com marcante atuação junto ao Estado brasileiro entre os anos vinte e quarenta deste século. Busca-se apreender o caráter eminentemente conservador de uma prática social que se expressava: na proposição de uma reforma moral, na implementação de políticas públicas de educação e na construção de uma memória histórica que ganhou força paradigmática no campo da História da Educação Brasileira.

"Quem diz que não gosta de política adora praticar politica conservadora" António Sérgio

Palavras-chave: Educação; Política; Educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor de História da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2008-10-15

Como Citar

JÚNIOR, D. G. Fernando de Azevedo: marcos conservadores de uma ação reformista. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 51–65, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-924. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/924. Acesso em: 21 nov. 2024.