REMAUD, Olivier. Michelet, la magistrature de l' histoire Paris: Éditions Michalon, 1998

Autores

  • Humberto Aparecido de Oliveira Guido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-707

Palavras-chave:

Filosofias humanista e moderna, Filosofia da História, Revolução francesa

Resumo

Olivier Remaud é Professor e Pesquisador da Université de Tours - França, dedica-se ao estudo das filosofias humanista e moderna, com ênfase para a Filosofia da História. Este livro oferece uma nova abordagem da obra do historiador francês Jules Michelet (1798-1874), personagem central para o desenvolvimento da moderna historiografia francesa do século XX. Aqui a história é a referência para a elucidação da filosofia do direito, situando Michelet entre os proeminentes continuadores do pensamento político Iluminista.

Dividido em três partes, o livro discute o binômio direito e poder, partindo da filosofia moderna do direito até alcançar os desdobramentos políticos da Revolução Francesa de 1789. Na introdução o Autor chama a atenção para as peculiaridades da filosofia da época, dominada pela ideia de progresso, diz Remaud: "O pensamento de Michelet nos traz de novo, de maneira muito natural, o velho fantasma de uma filosofia do progresso e os seus conteúdos de justiça imanente ao curso da história" (p. 11). Percorrendo às obras mais significativas de Michelet, em especial a Histoire dela revolution française, fica evidente o significado específico que a ideia de progresso teve para este historiador: o movimento progressivo da história indica que "a justiça jamais se realiza completamente" (p. 15); a tarefa da história, entendida como a realização da justiça, permite a revisão da filosofia do progresso, e neste ponto é indispensável a reflexão sobre o direito. [...]

Palavras-chave: Filosofias humanista e moderna; Filosofia da História; Revolução francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Aparecido de Oliveira Guido, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, Editor de Filosofia deste Periódico.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-08-18

Como Citar

GUIDO, H. A. de O. REMAUD, Olivier. Michelet, la magistrature de l’ histoire Paris: Éditions Michalon, 1998. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 15, n. 30, p. 205–208, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-707. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/707. Acesso em: 21 abr. 2024.