John Dewey:

exponente del pragmatismo clássico

Autores

  • Hélio Roque Hartmann Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798

Palavras-chave:

pragmatismo, experiênia, democracia, reconstrução

Resumo

O presente artigo tem o propósito de recuperar Dewey, enquanto pensador e expositor de um pragmatismo inevitável em todo tipo de pensamento e atividade, pois constitui a origem consciente desse movimento chamado pragmatismo. A partir disso, o trabalho indicará algumas características do pragmatismo americano com a finalidade de encontrar uma ordem lógica, entre as muitas possíveis, de compreensão. Tomará Dewey como o filósofo da América, enfocando suas concepções de experiência e reconstrução, sua crítica do papel do sujeito da filosofia tradicional e a substituição que faz dessa concepção de sujeito como espectador pela de artesão ou usuário, entendido como ser social.

 

ABSTRACT:

 

The aim of this article is to recuperate Dewey as a thinker and the exponent of the pragmatism unavoidable in any kind of thought and action once he constitutes the conscious source of this movement. Thus, this study will highlight some features of the American pragmatism in order to find out an understandable logical order among many possible. In this article, Dewey will be considered as the philosopher of America by focusing his concepts of experience and reconstruction, his criticism to the role of the subject of tradicional philosophy and how he replaces the concept of the subject as a spectator by that of craftsman or user regarded as social being.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélio Roque Hartmann, Universidade Estadual de Maringá

Professor do DFE, UEM, Maringá - PR

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

HARTMANN, H. R. John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 105–121, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798. Acesso em: 23 nov. 2024.