A questão indígena na sala de aula-subsídios para professores de 1º e 2º Graus

Autores

  • Luis Donisete Benzi Grupioni USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1959

Palavras-chave:

indígena, professores

Resumo

"No Brasil, ainda existe muitos Índios que não são civilizados, mas, em grande parte também os Índios já se comportam como todo ser humano (...) Eles tem costume de brincar de fantasma usam lençóis brancos e outros objetos com fantasia: colares e vários enfeites coloridos."

“mas os índios de antes eram muito rebeldes, não podendo ver pessoas estranhas. Agora os Índios já bem desenvolvido e bem calmos” "O Juruna é que comanda tudo, se o Juruna manda eles matar alguém, eles matam. Todo mundo pensa que Índio é mau, na verdade eles bem mais civilizados que nos brasileiros. A não ser o fruo africano, esses são fogo na roupa, se marca eles até te come."

“Os índios antigamente eram super diferentes, falavam uma língua totalmente diferente. Eles não dormiam de dia e noite batucando. Os homens eram pintados, usavam brincos e colares." Estes são trechos de redações elaboradas por alguns alunos de uma escola da rede estadual de ensino, na periferia de Paulo. A pedido professor, alunos da 6a série 1 escreveram sobre "Os índios brasileiros". Os trechos falam por si só: estere6tipo e preconceito. “ [...]

 

Palavras-chave: Brasil; Civilização; Índios; Homens; Crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Donisete Benzi Grupioni, USP

Pesquisador no Acervo Plínio Ayrosa – Departamento de Ciências Sociais – USP.

Referências

SILVA, Aracy Lopes (Org.): A Questão Indígena na Sala de Aula-Subsídios para Professores de 1o e 2o Graus. São Paulo, Brasiliense, 1987, 253 P., ilustrado.

Downloads

Publicado

2009-04-09

Como Citar

GRUPIONI, L. D. B. A questão indígena na sala de aula-subsídios para professores de 1º e 2º Graus. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 4, p. 192–194, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1959. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1959. Acesso em: 25 dez. 2024.