Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274

Palavras-chave:

Palavras mágicas, Pedagogia, Formação, Teoria crítica, Hermenêutica objetiva

Resumo

Financiamento de Pesquisa: FAPESP

Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?

Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois se assim o for, estaríamos decretando o fim da Pedagogia.

Palavras-chave: Palavras mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria crítica; Hermenêutica objetiva.

Magic Words: instant solution to pedagogical questions?

Abstract: The aim of this article is to analyze, based on the theoretical-epistemological contribution of objective hermeneutics, the presence, reason and use of magic words in the school context, especially in the relationships established between students and teachers. To this end, the poster “Palavras Mágicas”, an image captured in a public elementary school in the municipality of São Carlos - SP, in 2018, was reconstructed empirically and interpreted by a group of Brazilian researchers and a foreigner. The historical-cultural meaning of magic words, as well as the questioning about the pertinence of adopting “magical pedagogical” practices in school, were contrasted with the pedagogical sense of school formation. The results of the analysis indicate that pedagogy cannot be practiced in a magical way, by means of the instantaneous and instrumentalization of its actions, because if it happened, we would be decreeing the end of Pedagogy.

Keyword: Magic words; Pedagogy; Formation; Critical theory; Objective hermeneutics.

Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas?

Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, con base en la contribución teórico-epistemológica de la hermenéutica objetiva, la presencia, la razón y el uso de palabras mágicas en el contexto escolar, especialmente en las relaciones establecidas entre estudiantes y docentes. Con este fin, el póster "Palavras Mágicas", una imagen capturada en una escuela primaria pública en el municipio de São Carlos - SP, en 2018, fue reconstruida empíricamente e interpretada por un grupo de investigadores brasileños y un extranjero. El significado histórico-cultural de las palabras mágicas, así como el cuestionamiento sobre la pertinencia de adoptar prácticas "mágicas pedagógicas" en la escuela, se contrasta con el sentido pedagógico de la formación escolar. Los resultados del análisis indican que la pedagogía no se puede practicar de manera mágica, por medio de la instantánea y la instrumentalización de sus acciones, porque de ser así, estaríamos decretando el fin de la pedagogía.

Palabra clave: Palabras mágicas; Pedagogía; Formación; Teoría crítica; Hermenéutica objetiva.

Data de registro: 13/09/2020

Data de aceite: 05/08/2021

 

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Biografia do Autor

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). E-mail: luizrgomes@ufscar.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8867-7897.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4768579559449929

Andreas Georg Gruschka, J.W. Goethe Universität Frankfurt am Main

Professor titular aposentado da Goethe Universität (Frankfurt am Main). E-mail: A.Gruschka@em.uni-frankfurt.de. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6673-7206.

Antonio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). E-mail: dazu@ufscar.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6850-2897. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5543562307373287

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

GOMES, L. R.; GRUSCHKA, A. G.; ZUIN, A. Álvaro S. Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 199–229, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274. Acesso em: 23 dez. 2024.

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Artigos