A indústria cultural algorítmica na era da Internet das Coisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-07

Palavras-chave:

Indústria cultural algorítmica, Internet das Coisas, Cultura digital, Teoria crítica, Semiformação

Resumo

indústria cultural algorítmica na era da Internet das Coisas

A Internet das Coisas e a tecnologia algorítmica de captura, ranqueamento e classificação de dados aproximam-se cada vez mais na denominada cultura digital. A partir do momento em que os bilhões de objetos puderem como que "conversar initerruptamente entre si", e estes dados forem coletados, armazenados, interpretados, selecionados e transmitidos para o controle de empresas gigantes tais como Google, Facebook e Amazon, os algoritmos dos mecanismos de busca destes gigantes da Internet poderão ranquear e classificar as informações de tal forma inaudita. Diante deste contexto, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, refletir criticamente sobre o modo como determinadas características da indústria cultural se metamorfoseiam diante da consolidação de sua reprodutibilidade algorítmica na sociedade da Internet das Coisas. Pretende-se também analisar as consequências da indústria cultural algorítmica em relação à autoridade, à formação, à personalização, à vigilância e à memória.

Palavras-chave: Indústria cultural algorítmica; Internet das Coisas; Cultura digital; Teoria crítica. Semiformação. 

The algorithmic cultural industry in the age of Internet of things

Abstract: The Internet of Things and the algorithmic technology of capturing, ranking and classifying data are increasingly approaching each other in the so-called digital culture. From the moment billions of objects are able to "talk uninterruptedly among themselves" and these data are collected, stored, interpreted, selected and transmitted to control giant companies such as Google, Facebook and Amazon, algorithms of the mechanisms of Internet giants may rank and classify information in such an unprecedented way. In this context, the main objective of this article is to reflect critically on the way certain characteristics of the cultural industry morph in face of the consolidation of their algorithmic reproducibility in the Internet society of things. It is also intended to analyse the consequences of the algorithmic cultural industry in relation to, authority, formation, personalisation, vigilance and memory.

Keywords: Algorithmic cultural industry; Internet of things; Digital culture; Critical theory; Semiformation. 

La industria cultural algorítmica en la era de Internet de las cosas

Resumen: La Internet de las cosas y la tecnología algorítmica de captura, ranqueamiento y clasificación de datos se acercan cada vez más a la denominada cultura digital. A partir del momento en que los miles de millones de objetos puedan como "conversar ininterrumpidamente entre sí" y estos datos se recopilan, almacenan, interpreta, se seleccionan y se transmiten al control de empresas gigantes tales como Google, Facebook y Amazon, los algoritmos de los mecanismos de búsqueda de estos gigantes de Internet podrán ranquear y clasificar las informaciones de tal forma inaudita. Ante este contexto, los autores de este artículo tienen, como principal objetivo, reflexionar críticamente sobre el modo en que determinadas características de la industria cultural se metamorfosean ante la consolidación de su reproducibilidad algorítmica en la sociedad de Internet de las cosas. Se pretende también analizar las consecuencias de la industria cultural algorítmica en relación a la autoridad, la formacion, la personalización, la vigilancia y la memoria.

Palabras clave: Industria cultural algorítmica; Internet de las cosas; Cultura digital; Teoría crítica; Semiformación.

Data de registro: 20/03/2018

Data de aceite: 21/11/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Gomes Zuin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Química e em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Química e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Química (PPGE e PPGQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor-Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Referências

ADNEWS: A criação do Just do it da Nike. Disponível em: http://adnews.com.br/adallstars/conheca-a-historia-do--just-do-it--da-nike.html Acesso em 19 Março de 2018.

ADORNO, Theodor, W. “A indústria cultural”. In: COHN, Gabriel (Org.), Theodor W. Adorno, coleção grandes cientistas sociais, São Paulo: editora Ática, 1994a.

ADORNO, Theodor, W. “Sobre música popular”. In: COHN, Gabriel (Org.), Theodor W. Adorno, coleção grandes cientistas sociais, São Paulo: editora Ática, 1994b.

ADORNO, Theodor, W. Erziehung zur Mündigkeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1971.

ADORNO, Theodor W. “Studiens in the authoritarian personality”. In: Gesammelte Schriften 9- Soziologische Schriften II - Erste Hälfte, Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1972.

ADORNO, Theodor W. “Teoria da semiformação”. In: PUCCI, Bruno, ZUIN, Antônio & LASTÓRIA, Luiz (Orgs.) Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.

ADORNO, Theodor, W. & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de janeiro: Jorge Zahar editor, 1986.

BACON, Francis. Novum Organum, coleção “Os pensadores”. São Paulo: editora Abril, 1973.

BEER, David. The social power of algorithms. Information, Communication & Society, 20 (1), 1-13, 2016. https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1216147

BOLLMER, Grant David. Millions now living will never die - cultural anxieties about the afterlife of information. The information society: an international journal, 29 (3), 142-151. https://doi.org/10.1080/01972243.2013.777297

DICK, Philip. Minority Report – a nova lei. Rio de Janeiro: Record, 2002.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2011.

FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia escolar – Edição brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol.XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

GREENGARD, Samuel. The internet of things. Cambridge: MIT press, 2015. https://doi.org/10.7551/mitpress/10277.001.0001

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: editora da Unimep, 1996.

LEGRAS, Bernard. “Violence ou douceur. Les normes éducatives dans lês sociétés grecque et romaine”. In. VERGER, Jacques. Historie de L’education. Paris: Institut National de Recherche Pédagogique, n.118, Avril-Juin p.11-35, 2008. https://doi.org/10.4000/histoire-education.2018

MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: editora da Unesp, 1999.

PASQUALE, Frank. The black box society – the secrets algorithms that control money and information, MA: Harvard university press, 2015. https://doi.org/10.4159/harvard.9780674736061

TÜRCKE, Christoph. Lehrer Dämmerung – was die neue Lernkultur in den Schulen anrichtet, München: C.H.Beck Verlag, 2016.

WINTER, Jenifer. Surveillance in ubiquitous network societies: normative conflicts related to the consumer in-store supermarket experience in the context of the Internet of things. Ethics Information Technology, vol. 16, 27-41, 2014. https://doi.org/10.1007/s10676-013-9332-3

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

ZUIN, V. G.; ZUIN, A. Álvaro S. A indústria cultural algorítmica na era da Internet das Coisas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1131–1156, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41478. Acesso em: 26 jul. 2024.