HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NACIONAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11219Palavras-chave:
Historia da Educação, Historiografia, Divulgação CientificaResumo
Trata-se da exposição de reflexões teóricas e de informações relevantes no âmbito da História da Educação, a partir de esforço de análise teórico-metodológica, da experiência de pesquisa acumulada e do conhecimento da historiografia produzida e das principais formas de divulgação cientifica da área, O olhar desenvolvido foi o sócio histórico e a modalidade de pesquisa foi a bibliográfica. Para tanto, foram consultados materiais históricos relacionados a discussão teórico-metodológica do campo e a produção de novos conhecimentos no âmbito da História da Educação. Constatou-se a reprodução, no Brasil, de um esforço internacional de construção de uma História da Educação. mais próxima da área da História, com aproximação de temáticas e metodologias do trabalho investigativo, no qual conjugaram-se, do ponto de vista onto-epistêmico, realismo e empirismo. Em seguida, apresentaram-se as sociedades, associações e os grupos de pesquisa institucionalizados nos país, bem como os eventos de divulgação cientifica mais importantes na área em âmbito internacional, nacional, regional e estadual- Por fim. foram apresentados os periódicos nacionais dedicados exclusivamente à temática da História da Educação. Contatou-se, desse modo, a ampliação e consolidação da pesquisa e dos veículos de socialização dos resultados das investigações na área de História da Educação no país.
Palavras-Chave: História da Educação; Historiografia; Divulgação Científica.
Abstract:This work deals with the exposition of theoretical reflections and relevant information in the area of History .of Education, based on the effort of theoretical and methodological analysis, the experience of collected research, and knowledge of the historiography produced and principal forms of scientific publication in this area. This was developed under a socio-historical perspective and bibliographical mode of research. As such, historical materials were consulted that are related to the theoretical-methodological discussion in the field and the production of new discoveries in the area of History of Education. The study showed the reproduction in Brazil of an international effort of constructing a History of Education. This is a History of Education closer to the area of History drawing on themes and methodologies of investigative work which coordinates realism and empiricism from an onto-epistemological viewpoint. Following this, established societies, associations and research groups were presented, as well as the most important events that propagate scientific work in this area on an international: national, regional and state level. Finally, national periodicals that are dedicated exclusively to the theme of History of Education were presented. In this way, this study showed the expansion and consolidation of research and Che vehicles of promulgation of the results of investigation in the area of History of Education in this country.
Key words: History of Education; Historiography; Scientific Propagation.
Downloads
Referências
ARAUJO, José Carlos Souza e outros. Incursões de um grupo de pesquisa pela História da Educação no Triângulo Mineiro. Educação em Revista. no. 34. dez. 2001. pp. 157-65.
CATANI. Denice Bárbara e FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000) Brasileira de Educação. 19. Jan./Abr. 2001. pp. 113-28.
https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100010
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Apresentação. Dossiê História da Educação. Educação Revista. no, 34, dez. 2001 pp, 125-6.
GATTI JR., Décio. Reflexões Teóricas sobre a História das Instituições Educacionais. Ícone Educação. v. 6. N° 2. jul./dez. 2000 (2001).pp. 13 1-47.
______. A Gênese das Instituições de Educação Superior do Triângulo Mineiro e Alto
Paranaiba: primeiras aproximações. Revista de Educação Pública. v. 10. no. 18. jul.-dez. 2001 (2002). pp. 1 17-26.
______. Reflexões teórico-metodológicas sobre a pesquisa histórico educacional no campo das instituições educacionais. In: FARIA FILHO e outros (orgs.) História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte:FCH/FUMEC. 2002. p. 527-31.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C. Do Pcnsamento Pedagógico Brasileiro à História das Idéias e Instituições Educacionais. Educação em Revista. N°. 34. dez. 2001. pp. 127-34.
MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A organização da pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte por meio do suporte institucional bases de pesquisa. Educação em Revista. N°, 34. dez. 2001. pp. 197-206.
MUNAKATA, Kazumi, WARDE, Mirian Jorge e CARVALHO, Marta Maria Chagas de Carvalho. Educação em Revista. no. 34. dez. 2001. pp. 167-82.
PERES. Eliane e Maria Helena Câmara Bastos. Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE): a trajetória de uma rede de historiadores. Educação em Revista. N°. 34. dez. 2001. pp. 221-27.
SÁ, Nicanor Palhares e SEQUEIRA, Elizabeth Madureira. Grupo de Pesquisa em História da Educação de Mato Grosso. Educação em Revista. N°. 34. dez. 2001. pp. 183-95.
SAVIANI, Dermeval c LOMBARDI, José Claudinei. Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação (HISTEDBR): histórico e situação atual. Educação em Revista. N°. 34. dez. 2001. pp. 135-46.
VEIGA, Cynthia Greive, GOUVÊA, Maria Cristina Soares e FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação GEPHE. Educação em Revista. no. 34. dez. 2001. pp. 207-18.
VIDAL. Diana Gonçabes, MORAES. Carmem Sylvia Vidigal de e UEHARA, Karina Akemy. O Centro Memória da Educação (USP): acervo documental e pesquisas cm História da Educação. Educação em Revista. no. 34. dez. 2001. pp. 147-56.
www.puê-rio.br.iensinopesq/ccpg/progedu (Acessado em 07/11/2003)
www.histedbr.fae.unicamp.br (Acessado em 07/11/2003)
www.fe.usp.br/laboratorios/emmemoria (Acessado em 10/11/2003)
www.ufu/faced/nephe (Acessado em 18/11/2003)
www.pucsp.br/pos/chps (Acessado em 13/11/2003)
www.ufmt.br/ie/ie (Acessado em 12/11/2003)
www.ufrn.br/ufrn/academica/posgraduacao (Acessado em 09/11/2003)
www.fae.ufmg.br/gephe (Acessado em 10/11/2003)
www.unit.com.br/ppge/gephes (Acessado em 15/11/2003)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Decio Gatti Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.