NUZZO, Enrico. Tra ordine della storia e storicità. Saggi sui saperi della storia in Vico

Autores

  • Humberto Aparecido de Oliveira Guido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-676

Palavras-chave:

Filosofia, Vico, História da Filosofia, Pensamento Moderno

Resumo

Enrico Nuzzo é professor e pesquisador de História da Filosofia na Facoltà di Scienze della Formazzione da Università de Salermo. A produção filosófica de Nuzzo é muito extensa e tem como tema o pensamento moderno, que é tratado sob diversos matizes, da filosofia política à história da historiografia, abarcando não somente a cultura italiana, mas também os grandes expoentes das filosofias inglesa e francesa. O seu livro reúne alguns trabalhos relativos ao pensamento do filósofo napolitano G. Vico (1668 – 1744).

O prefácio do livro ficou a cargo de Fulvio Tessiore, Senador da Rpública Italiana, ex Diretor do Centro di Studi Vichiani. Nessas páginas, Tessiore reafirma a originalidade da leitura viquiana empreendida por Nuzzo. Em seguida, Tessiore informa que Nuzzo participou do movimento de renovação da interpretação do pensamento de Vico promovida por Pietro Piovani, primeiro Diretor do Centro di Studi Vichiani. Anos mais, Nuzzo encontrou o seu lugar no círculo da crítica viquiana, alcançando destaque entre os estudiosos do pensamento de Vico.

Palavras-chave: Filosofia; Vico; História da Filosofia. Pensamento Moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Aparecido de Oliveira Guido, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenador do Grupo de Estudo da filosofia de G. Vico.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-08-11

Como Citar

GUIDO, H. A. de O. NUZZO, Enrico. Tra ordine della storia e storicità. Saggi sui saperi della storia in Vico. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 32, p. 199–203, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-676. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/676. Acesso em: 15 jul. 2024.