O conhecimento matemático na primeira série

conceitos e pressupostos dos professores

Autores

  • Sônia Maria dos Santos Garcia

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Ensino de matemática, Primeira série, Jean Piaget

Resumo

Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar os conceitos e pressupostos verbalizados pelos professores de primeira série, em entrevistas, e deduzidos de observações da sua prática de sala de aula. Para tanto foram objetos desta pesquisa treze professores de uma escola pública municipal, localizada em um bairro de classe média baixa de Uberlândia.

Nesta pesquisa, foi de fundamental importância recuperar parte da história, onde se originou o problema, com o desejo de compreendê-lo, buscando propostas para a Matemática que é trabalhada no ensino fundamental. Para isso foi necessário buscar subsídios teóricos na Epistemologia Genética e no Construtivismo de Jean Piaget. Com o auxílio desta teoria, procurou-se fazer uma reflexão dos estudos e pesquisas em Matemática, com o propósito de desvendar  as descobertas desta última década.

A metodologia utilizada foi uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e alguns materiais gráficos utilizados pelos professores no período das observações.

Palavras chave: Educação; Matemática; Ensino de matemática; Primeira série; Jean Piaget.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

GARCIA, S. M. dos S. O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 294–295, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações