Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas

Autores

  • Mariley Simões Flória Gouveia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014

Palavras-chave:

Educação, Ensino de ciências no 1° grau, História

Resumo

A finalidade do estudo é resgatar parte da história (1960-1990) dos cursos de Ciências para professores do 1° grau e entender o papel dos cursos de Ciências no seu contexto histórico. Esta foi a maneira que encontrei para compreender os problemas metodológicos da formação continuada no ensino de Ciências. Questionar as estratégias de aperfeiçoamento, usadas no âmbito de ensino de Ciências, via-de-regra desgarradas do cotidiano escolar, é fornecer elementos para que esta importante atividade de formação continuada passe a ser pensada de maneira mais abrangente e eficaz.

Palavras-chave: Educação; Ensino de ciências no 1° grau; História.

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Biografia do Autor

Mariley Simões Flória Gouveia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

A autora é professora da área de Educação Aplicada às Geociências do Instituto de Geociências na UNICAMP.

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Publicado

2008-10-30

Como Citar

GOUVEIA, M. S. F. Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 227–257, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014. Acesso em: 24 dez. 2024.