Rumos da pós-graduação brasileira:
geração de conhecimento, formação de pessoal e a abertura de novos cursos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-805Palavras-chave:
Conhecimento, Formação, CursosResumo
O debate sobre o papel das universidades na sociedade brasileira ter tomado diversas feições: o Estado estimula a participação da iniciativa privada, garroteia as universidades públicas, etc. Contudo, um novo campo tem se descortinado para estas universidades, portadoras de grande parte da titulação acadêmica brasileira: a pós graduação "stricto sensu. Neste nivel, o conjunto de exigencias de docentes é menor, pode ser utilizada a infra-estrutura já existente e ainda são abertas oportunidades para entronização de recursos para a Instituição. Além, é claro, de projetá-la em um patamar diferenciado, o da produção de conhecimentos, através da pesquisa. E este o percurso que a Universidade Federal de Uberlândia tem percorrido no últimos anos. Até 1985, quando abriu seu primeiro mestrado, a preocupação fol sempre com a graduação. Hoje existem 13 programas, 11 de mestrado e2 de doutorado. Mas a capacidade de abertura de novos cursos ainda está longe de se esgotar. Desta forma, julgamos que as universidades brasileiras, e a UFU em particular, estão encontrando seu espaço nesta nova realidade: pesquisa, geração de conhecimento e formação de recursos humanos de alto nivel para a sociedade brasileira.
Palavras-chave: Conhecimento; Formação; Cursos.
ABSTRACT:
The discussion about the role of the university in the contemporary Brazilian society has followed various streams: a) the state stirs up the participation of the private sphere; b) the state squeezes the public universities, and so on. However, a new horizon has arisen to these universities, responsible for the greatest part of the Brazilian academic degrees: the "stricto sensu post-graduation. In this level, the requirements of teachers is smaller, the existing facilities can be used and the institutions may save same financial resources. In addition, It helps to project the institution to a special rank, Le., the status of a producer of knowledge through research. This is the route of the Federal University of Uberlândia in the last few years. Up to 1985, when the first master program was created, the main concem was still the graduation program. Today, the institution has 13 postgraduation programs, ie, 11 master and 02 doctorate programs. It is worthwhile noting that the capacity to create new master programs is far from being exhausted. This way, one may be sure that the Brazilian universities, among them UFU, in a particular way, have discovered a new space in this new reality research, production of knowledge and the formation of high level human resources for the Brazilian society
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Wenceslau Gonçalves Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.