I-L
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (I-L) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
IACONO, Jane Peruzo
- Inclusão e ensino superior: práticas pedagógicas com alunos com deficiência/NEE na perspectiva da psicologia histórico-cultural (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 133 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60453
INÁCIO FILHO, Geraldo
- Os métodos e técnicas de pesquisa e de estudos e a melhoria do ensino (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 78 a 82).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2025
- SODRÉ, Nélson Werneck. A Ideologia do Colonialismo. 2. ed., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1965.
253 p. (Retratos do Brasil, 31) (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p.131 a 132).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2083
- A universidade no Brasil (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 191 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1925
- Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/971
- As Academias Militares na República Brasileira: um estudo de educação política. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 127 a 145).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/738
- Pesquisa em historia da educação: situação atual (v. 18 n. Especial 2004 p. 23 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11220
- História e representações sociais da escola estadual de Uberlândia (1929 - 1950) (v. 18 n. Especial 2004 p. 69 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11222
- História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 119 a 144).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2191
- Reflexões teórico-metológicas sobre o ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 241 a 267).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13345
IULIANELLI, Jorge Atilio Silva
- É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 609 a 619)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33235
IZZO, Francesca
- Democracia, cosmopolitismo e sujeito histórico (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 559 a 582).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25034
JESUS, Alan Willian de
- Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidade de (des)encaixes do tempo (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 771 a 796).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23800
JESUS, Francislene Cerqueira de
- Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal uma reflexão sobre a sua inclusão (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 269 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60469
JESUS, Osvaldo Freitas de
- Educação e mundo cotidiano (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 11 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2017
- Novas questões para a alfabetização (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 139 a 156).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1078
- STERN, Bertrand. Kinderrechte [Direitos das crianças]. Ulm, Klemm & Oeslschläger, 1995 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 297 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/815
JUÁREZ, Miriam Viridiana Verástegui
- Alumnos con discapacidad: modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1189 a 1212)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54426
JUNGES, Fábio César
- O pensar compreensivo e o inflacionamento do pensar informativo na educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1255 a 1271)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41731
- Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 817 a 843) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48925
JÚNIOR, Admir Soares de Almeida
- Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 679 a 717).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975
JÚNIOR, Fábio Baltazar Nascimento
- Lógica, formação escolar e filosofia entre os jesuítas (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 26).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63277
JUNIOR, Williams Nunes da Cunha
- O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 719 a 755).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747
JUNQUEIRA, Sérgio Roberto Azevedo
- Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro A pedagogia do catecismo do padre Álvaro Negromonte. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 81 a 106).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32302
KARNOPP, Lodenir Becker
- Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo (v.29 n. Especial 2015 p. 355 a 373).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29988
KARWOSKI, Acir Mario
- AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 765 a 770).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15014
KASPER, Kátia Maria
- Diferença como abertura de mundos possíveis: evanescência de outrem em proveito da alteridade (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 711 a 728).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22815
KAWAUCHE, Thomaz Massadi
- Medicina e Educação no Século XVIII: Rousseau inventor de Emílio (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 665 a 694) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46174
KERBAUY, Maria Teresa Miceli
- Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. (v.31 n.61 jan./abr. 2017)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099
KOHAN, Walter Omar
- Filosofia de la educación: a la busca de nuevos sentidos (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 91 a 122).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/847
- Sócrates, la filosofía y su enseñanza. Actualidadde una invención (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 115 a 139).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1970
- Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 527 a 564)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022
KORELC, Martina
- Teleologia e vontade segundo Husserl. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 343 a 382).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13738
KOWALSKI, Cash J.
- Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de saúde mental? Observações e comentários (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 129 a 140).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1142
KUNTZ, Antonio Walter
- STEIN, E. Aproximações sobre a hermenêutica. Porto Alegre, Edipucrs, 1996. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 239 a 248).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/875
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de
- Formação de professores de língua brasileira de sinais: reflexões sobre o impacto desta ação para a educação (v.29 n. Especial 2015 p. 279 a 299).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29983
- Alumnos con discapacidad: modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1189 a 1212)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54426
LACORTE, Rocco
- Sobre alguns aspectos da “tradutibilidade” nos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci e algumas das suas implicações (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 59 a 98).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24962
- Note su linguaggio, lingua e politica in Dante. Una lettura gramsciana (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1089 a 1109)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33157
LAGE FILHO, Abel Camilo de Oliveira
- O deslocamento do esquematismo do entendimento do sujeito para a indústria cultural que o apresenta como o primeiro serviço prestado ao cliente (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31827
LAJONQUIÈRE, Leandro de
- O legado pedagógico de Jean Itard (A pedagogia: ciência ou arte?) (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 37 a 52).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1134
LARA, Tiago Adão
- Mito (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 53 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2021
- Filosofia e filosofia da educação (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 15 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068
- Universidade, cultura e religião. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 177 a 180).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1956
- FLEURI, Reinaldo Matias. Educar Para Quê? Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. Universidade Federal de Uberlândia/Editora Universidade Católica de Goiânia, 1986. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 191).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1958
- Cultura: conceito (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 07 a 12).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1905
- Saber e poder, na experiência grega de democracia (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 115 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1871
- Humanismo e cultura (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 97 a 106).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1247
- O construir-se da filosofia, como metafísica, no mundo grego e medieval (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 39 a 48).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1227
- Tradução: Íon. Platão. (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 97 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1156
- Helenismo e cristianismo nas bases da cultura medieval: paidéia e patrística (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 107 a 124).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1140
- A escola que não tive... o professor que não fui (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 79 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1072
- A que veio o humanismo? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 211 a 230).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/804
- FORNET-BETANCOURT, Raúl (Herausgeber/editor). Internationale Zeitschrift für Philosophie. Reihe Monographien / Série Monografiás, Band/tomo 37, 2004. (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 211 a 214).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/564
LARANJEIRA, Rómina Mello
- Trajetórias, memórias e legitimação de vidas letradas na educação de adultos (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1249 a 1280)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33588
LARRINAGA, Juan Andrés
- Lectura, enseñanza de lengua y deserción estudiantil en sordos y universitários (v.29 n. Especial 2015 p. 331 a 354).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29985
LAZZARI, Luisa L.
- CAMILLONI, Alicia R. W. et alli. La evaluación de los aprendizajes em el debate didáctico contemporáneo. Buenos Aires, Paidós, 1998, 176 p. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 283 a 286).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/812
LEITE, César Donizetti Pereira
- Saberes e poderes: proposições e provocações a partir da infância, da escola e da formação docente (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 155 a 167).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/258
- Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas? (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 385 a 404)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27378
LEITE, Lúcia Pereira
- Psicologia e Inclusão: uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 97 a 132).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803
LEITE, Lucimara
- O arco e a lira - o inaudito na Erótica de Safo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 91 a 112).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1006
LEITE, Priscila de Souza Chisté
- Arte, catarse e educação (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 889 a 899).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26006
LEITE, Sergio Celani
- Política educacional rural- exigências e postulações (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 163 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/975
- Urbanização do processo escolar rural (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 297).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/961
LEITE, Vanessa Caldeira
- Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 833 a 863)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668
LEME, José Luís Câmara
- Foucault, Arendt e a parresía (v.26 n. Especial 2012 p. 19 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19670
LENNON, Thomas M.
- Descartes, Arcesilau e a estrutura da epokhé (v.25 n. Especial 2011 p. 37 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30000
LEÓN, Gloria Fariñas
- La enseñanza que desarrolla desde la perspectiva de la psicología cubana (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 43 a 59).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28060
LEONARDI, Paula
- Apresentação e organização do Dossiê Arquivos e fontes para a história da educação católica. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 17 a 000).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35711
- De documento religioso a fonte histórica: as atas do I Concílio Plenário da América Latina. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 135 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32306
LEPPINI, Paola Sanfelice
- Alegria e pensamento: repensando nossos afetos com Deleuze, Espinosa e Lacroix. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 159 a 188).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26354
LIMA, Ana Laura Godinho de
- Autores e modos de entrada no discurso: um exame a partir da psicologia do desenvolvimento (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 109 a 139)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira
- A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14240
LIMA, Erick Calheiros de
- Crítica da moral deontológica no jovem Hegel (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 89 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/912
- “Individualidade é um conceito recíproco e comunitário”: Fichte e as diretrizes de uma filosofia social segundo a Wissenschaftslehre. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 353 a 373).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29631
LIMA, Geraldo Gonçalves de
- A atuação da congregação do sagrado coração de Maria de Berlaar em Minas Gerais, Brasil (1907-1971): apontamentos históricos e histográficos da educação a partir de arquivos e fontes. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 23 a 52).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32296
LIMA, Jarbas Couto e
- Educação como superação da barbárie esclarecimento e reificação em Lukács, Adorno e Honneth (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63948
LIMA, Lúcia de Imamura
- Perfil dos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 155 a 170).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/801
LIMA, Sandra Cristina Fagundes de
- Apresentação (Orgs.) Dossiê: A História do ensino primário em Portugal. Variações temático curriculares ou convergências do olhar? (v.27 n. Especial 2013 p. 15 a 20).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23145
- O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista Escola Portuguesa (Portugal, 1934 - 1939) (v.27 n. Especial 2013 p. 109 a 142).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22700
LIMA, Simão Pedro
- A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568
LIMA NETO, Avelino Aldo de
- Para além do corpo belo: notas sobre corpo e educação a partir da leitura foucaultiana do Alcibíades (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 361 a 383)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35530
LINCK, Ieda Márcia Donati
- Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23371
LOBO, Dalva de Souza
- Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra” (Glauber Rocha) (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1501 a 1539)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49080
LODI, Ana Claudia Balieiro
- Formação de professores de língua brasileira de sinais: reflexões sobre o impacto desta ação para a educação (v.29 n. Especial 2015 p. 279 a 299).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29983
LOGUERCIO, Rochele de Quadros
- Um exercício sobre o pensamento bachelardiano (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 277 a 290).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2168
- Conceitos para uma arquitetura das representações escolares (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 683 a 710).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517
LOIOLA, Eder Marques
- Filosofia, linguagem e formação: algumas observações de inspiração wittgensteiniana (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1303 a 1338)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56590
LOMBARDI, José Claudinei
- Apontamentos sobre a “história da ciência” e a “ciência da história” (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 189 a 208).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1082
LOMONACO, Fabrizio
- I “devoti” di G. Vico in Italia: a proposito di uma recente polemica (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 161 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/720
- A recente reimpressão anastática da Seconda Scienza Nuova (1730) a partir de um exemplar napolitano (XIII H 59) (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 293 a 304).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/579
- Conoscenza storica e coscienza morale in Pietro Piovani (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 105 a 136).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21294
- L’interpretazione kantiana del testo biblico tra filosofia dela storia e filosofia della religione (v.27 n. Especial 2013 p. 191 a 210).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22750
- Presentazione Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 15 a 18).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27802
- La Vita di Vico “istorico” e filosofo (v.28 n. Especial 2014 p. 21 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24829
LONGAREZI, Andréa Maturano
- Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da teoria da atividade (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 557 a 582).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13364
- Apresentação do Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 17 a 19).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33605
- O estado da arte sobre didática no Brasil (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 175 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28286
LOUNDO, Dilip
- Razão (jñāna) e Devoção (bhakti) no Advaita Vedānta: Madhusūdana Sarasvatī (séc. XVI) e o Bhagavad Gītā (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1323 a 1371) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56404
LOPES, Fátima Maria Nobre
- O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63135
LOPES JÚNIOR, Antonio Dário
- O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 925 a 957) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626
LOPES, Eduardo Simonini
- O desejo dos anjos (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 503 a 524).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13769
LOPONTE, Luciana Gruppelli
- Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 643 a 658).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248
LOUREIRO, Maria Dulcinea da Silva
- Os editoriais da revista Educação & Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia: uma primeira análise (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 111 a 136).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/244
LOUREIRO, Robson
- Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 695 a 726)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874
- Educar, Elaborar o passado, Desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1541 a 1582)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49010
- Da necessária adesão crítico-perspectivista de Nietzsche às ciências (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 333 a 373).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65118
LOURENÇO FILHO, Armando
- A autonomia do aluno nas concepções clássica e iluminista de educação. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 25 a 46).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596
LOURENÇO, Abílio Afonso
- Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 145 a 168).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2192
- Ambiente da sala de aula: um estudo de caso (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 17 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13333
- Percepções sobre as abordagens à aprendizagem – estudo de variáveis psicológicas. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 323 a 372).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21649
- A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205
LOUZADA, Juliana Cavalcante De Andrade
- Política de identificação de estudantes em situação de deficiência em uma universidade pública brasileira (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 65 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61976
LÖWY, Michael
- A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 27 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24959
LUCAS, Kadine Teixeira
- A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1433 a 1465)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672
LUCENA, Carlos Alberto
- Frederick August von Hayek e a teoria dos fenômenos completos: uma análise (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 173 a 200).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13342
- O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 445 a 472).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/20910
LUDWIG, Cristiane
- Narradores de Javé e a pesquisa em educação (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 675 a 690).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13369