A centelha se acende na ação:

a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo

Autores

  • Michael Löwy CNRS -Centre National de Recherche Scientifique (Paris - France)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p27a38

Palavras-chave:

Autoeducação, Emancipação das classes subalternas, Autoeducação. Emancipação das classes subalternas. Rosa Luxemburgo.

Resumo

A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo

Resumo: Encontramos em Rosa Luxemburgo uma ampla reflexão, filosófica e política, sobre uma forma especifica de educação, que a seu ver é a mais importante, do ponto de vista da emancipação das classes subalternas: a autoeducação pela práxis, a autoeducação dos explorados e oprimidos pela experiência da ação coletiva. Sua oposição irreconciliável ao capitalismo e ao imperialismo, sua concepção de um socialismo ao mesmo tempo revolucionário e democrático, baseado na práxis autoemancipadora dos trabalhadores, na autoeducação pela experiência de luta social das grandes massas populares é de uma impressionante atualidade, sobretudo aqui, no Brasil e na América Latina.

Palavras-chave: Autoeducação; Emancipação das classes subalternas; Rosa Luxemburgo.

Resumé: Nous trouvons chez Rosa Luxemburg une ample réfléxion, philosophique et politique, sur une forme spécifique d'éducation, qui est, à son avis, la plus importante du point de vue de l'émancipation des classes subalternes: l' auto-éducation des exploités et opprimés par l'expérience de l'action collective. Son opposition irréconciliable au capitalism et à l'impérialisme, sa conception d'un socialisme em même temps révolutionnaire et démocratique, fondé sur la praxis auto-émancipatrice des travailleurs, dans l'auto-éducation par l'expérience de lutte sociale des grandes masses populaires et d'une impressionnante actualité, surtout ici, au Brésil et em Amérique latine.

Mots-clés: Auto-éducation ; Émancipation des classes subalternes ; Rosa Luxemburg.

Data de registro: 06/03/2014

Data de aceite:23/04/2014

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Löwy, CNRS -Centre National de Recherche Scientifique (Paris - France)

Diretor de pesquisas emérito do CNRS (Centre National de Recherche Scientifique), Paris - França. E-mail: michael.lowy@orange.fr.

Referências

LIEBKNECHT, Karl. A Rosa Luxemburg: remarques à propos de son projet de thèses pour le groupe “Internationale”. Partisans, n. 45, jan.1969.

LOUREIRO, Isabel. Rosa Luxemburg: os dilemas da ação revolucionária.São Paulo: Unesp, 1995. https://doi.org/10.1590/S0101-31731994000100007

LUKACS, Georg. Histoire et conscience de classe (1923). Paris: Minuit, 1960.

LUXEMBURGO, Rosa. Die Krise der Sozialdemokratie, von Junius. Bern: Unionsdruckerei, 1916.

______. Massenstreik, Partei und Gewerkschaften. In: ______. Gewerkschaftskampf und Massenstreik: Eingeleitet und Bearbeitet von Paul Frölich. Berlin: Vereinigung Internationaler Verlagsanstalten Berlin, 1928.

______. Rede zum Programm der KPD (Spartakusbund). Ausgewählten Reden und Schriften, Band II. Berlin: Dietz Verlag, 1953.

______. Die Russische Revolution. Frankfurt: Europäische Verlaganstalt, 1963.

______. Brochura Junius em Rosa a vermelha. São Paulo: Busca Vida, 1988.

______. A l’ecole du socialisme. In:______. Œuvres Complètes: Tome II. Trad. Lucie Roignant. Paris: Agone, 2012. Data de registro: 06/03/2014Data de aceite:23/04/2014

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

LÖWY, M. A centelha se acende na ação: : a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 27–38, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p27a38. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24959. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia da Educação - Atualidade de Marx e Gramsci