SABERES E PODERES: PROPOSIÇÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA INFÂNCIA, DA ESCOLA E DA FORM AÇÃO DOCENTE

Autores

  • César Donizetti Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-258

Palavras-chave:

Educação, Escola, Infância e Formação

Resumo

O tema “Infância, Escola e Formação Docente”, sugere uma infinidade de percursos, caminhos e sendas pelos quais podemos circular. Este texto indicará a possibilidade de andar nos descaminhos das tramas e dos enredos que constituem as idéias de Educação e de Escola, bem como de Infância e de Formação Docente. Para tanto, partiremos de uma concepção etimológica de ‘disciplinaÂ’, procurando pensar este conceito naquilo que o define enquanto um campo de ‘saberÂ’ e de ‘poderÂ’, para então apontar uma reflexão sobre as possibilidades de um saber a respeito da Educação. Buscaremos no cinema, na literatura e nas artes plásticas possibilidades que indiquem estas tramas de sentidos no campo das práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Donizetti Pereira Leite

Doutor em Educação e professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP- Rio Claro.

Downloads

Publicado

2008-03-27

Como Citar

Leite, C. D. P. (2008). SABERES E PODERES: PROPOSIÇÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA INFÂNCIA, DA ESCOLA E DA FORM AÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 21(41), 155–167. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-258