Filosofia e Filosofia da Educação

Autores

  • Tiago Adão Lara Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068

Palavras-chave:

Filosofia, Filosofia da educação, Ciência

Resumo

Existe um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia.

Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos existentes. A filosofia torna-se uma epistemologia ou, até, restringe-se a uma simples questão de análise da linguagem, com função catártica. Sou daqueles que continuam reconhecendo à filosofia a função que ela se atribuiu, desde as mais remotas origens, no mundo helênico: pensar radicalmente a totalidade, a fim de dar ao homem uma visão de conjunto, racional, crítica e unitária. [...]

Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da educação; Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Adão Lara, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

LARA, T. A. Filosofia e Filosofia da Educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 15–24, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068. Acesso em: 25 fev. 2024.