STEIN, E. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre, Edipucrs, 1996

Autores

  • Antônio Valter Kuntz Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-875

Palavras-chave:

Filosofia, Hermenêutica, Stein

Resumo

Aproximações sobre Hermenêutica é apresentado pelo próprio autor, Ernildo Stein, como resultado de sua experiência e visão pessoal sobre o tema. Em linguagem quase coloquial, em primeira pessoa, sob uma revisão ortográfica visivelmente apressada, o autor preenche, em uma nota introdutória e sete capítulos, pouco mais de cem páginas para registrar suas ideias sobre o posicionamento da hermenêutica enquanto forma de descoberta e abertura intelectual, bem como sua utilidade filosófica e histórica.

A seguir procurei escrutar o conteúdo da obra segundo as premissas de E. Stein para se realizar uma investigação hermenêutica completa e apropriada. Obviamente, dentro dos limites característicos de uma resenha acadêmica e não artística. E, dado o caráter pessoal do texto e do próprio tema, seria por demais complexo separar o discurso do resenhador do discurso do autor, do que me abstive sem nenhum escrúpulo e conto com a compreensão hermenêutica do leitor.

Palavras-chave: Filosofia; Hermenêutica; Stein.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Valter Kuntz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduando do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Objetivo, unidade Uberlândia-MG

Downloads

Publicado

2008-09-25

Como Citar

KUNTZ, A. V. STEIN, E. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre, Edipucrs, 1996. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 239–247, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-875. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/875. Acesso em: 21 jul. 2024.